Porque o petróleo está tão caro?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Em 2020, quando os países entraram em confinamento, o preço do petróleo caiu devido à falta de compradores. Já em 2021, conforme as restrições impostas pela pandemia foram diminuindo, a demanda por petróleo voltou a subir e os preços também.

“Quando há uma variação no preço do petróleo que não é ocasionada pelo mercado, é determinada por governos – como aconteceu em anos anteriores no Governo Federal – mais para frente estoura, como estourou.

A valorização do barril de petróleo tem um duplo efeito para países como o Brasil, que passam por uma profunda desvalorização cambial. O preço sobe não apenas porque a commodity em si custa mais, mas porque o dólar também está mais caro.

"O investimento caiu durante a pandemia - e as instalações de petróleo, em alguns casos, não tiveram manutenção. Agora, eles estão descobrindo que não podem realmente entregar aumentos de produção na íntegra."

A consultoria Leggio não acredita numa escassez generalizada do produto no mercado brasileiro, mas destaca que os estoques nacionais estão em queda e que em alguns estados, onde as cadeias de suprimento são mais vulneráveis, pode, sim, faltar combustível nos próximos meses.

O Petróleo é a mais importante fonte de energia da atualidade, pois é através dele que se possibilita a realização de inúmeras atividades. Ele é utilizado principalmente na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas.

Insumos e problemas climáticos fizeram produção de alimentos ficar mais cara no Brasil em 2022, diz CNA. A produção de alimentos ficou mais cara no Brasil em 2022 em relação ao ano passado, quando os custos já estavam em alta.

O petróleo brasileiro, portanto, já nasce em dólar. Por ser uma commodity, ou seja, uma matéria-prima cuja precificação é feita em razão da oferta e procura internacional, os contratos são baseados na moeda americana. Há vários tipos de óleos crus, e valores diferentes são cobrados de acordo com a qualidade.

Atualmente, o Brasil é o 9º maior produtor de petróleo no mundo, mantendo-se na mesma posição de 2020. Estados Unidos, China, Rússia e Canadá foram responsáveis por quase metade da produção mundial total.

No mercado internacional de petróleo, existe uma entidade capaz de coordenar ações para interferir diretamente no valor do barril. Trata-se da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que reúne os principais produtores do setor, como Irã, Iraque, Líbia e Arábia Saudita.

A decisão de atrelar foi de Dilma, em novembro de 2013. Temer a manteve e Bolsonaro idem. Mas Bolsonaro pegou o governo com o dólar a R$ 3,72.

A pesquisa Ipespe, desta sexta, mostra que a população aponta Petrobras e Jair Bolsonaro como os principais culpados pelo aumento no preço dos combustíveis. Ambos estão numericamente à frente. Perguntados sobre quem tem "muita responsabilidade" pelo aumento dos combustíveis, 64% indicam a empresa e 45%, o presidente.

Isso acontece porque o processamento dos combustíveis é uma atividade de menor risco que a exploração de petróleo. Uma refinaria é uma operação industrial, planejada a partir de uma demanda de mercado que é conhecida. A produção de petróleo é mais incerta e arriscada, por isso a margem de lucro é maior.

A Venezuela é o país líder em termos de reservas de petróleo, com mais de 303 bilhões de barris de petróleo abaixo de sua superfície. A Arábia Saudita é o segundo país com 267 bilhões, e o Canadá o terceiro com 170 bilhões de barris de reservas de petróleo.

O Brasil importou cerca de 365 mil barris de petróleo bruto da Rússia em 2021. O montante equivale a apenas 0,6% do volume total importado pelo país, de 62,9 milhões de barris. Ainda que o Brasil repetisse a decisão dos Estados Unidos de proibir o petróleo russo, o impacto sobre o mercado interno seria ínfimo.

Desde a quebra do monopólio estatal do petróleo brasileiro em 1997, tem-se visto uma subida nas importações de petróleo estrangeiro. Após várias promessas da autossuficiência do Brasil nesse campo e das grandes reservas de petróleo pré-sal já sendo exploradas, fica a dúvida: Por que o Brasil importa petróleo?

Fica na Venezuela, país da América do Sul, a maior reserva de petróleo do mundo.

O petróleo produzido no país é um tipo que não se pode refinar e por isso não vira gasolina. Então vende-se esse petróleo, que lá fora ele serve para produzir outras coisas e acabamos tendo de comprar a gasolina”, finalizou o economista.

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.