Por que o refrigerante não faz bem à saúde?

Perguntado por: ocamacho2 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Um motivo que torna o refrigerante uma opção ruim é o fato de esta bebida não conter muitos nutrientes. Além de possuir muito açúcar, ele também tem uma quantidade elevada de sódio. O sódio em excesso prejudica a circulação sanguínea e causa a famosa retenção de líquidos.

O refrigerante possui ingredientes que nada contribuem para a saúde. O açúcar ou adoçante (no caso dos light ou zero) provocam a queima de vitaminas e minerais da dieta. Em excesso, o refrigerante aumenta as taxas de glicose e triglicerídeos. É uma bebida viciante, devido à presença de cafeína.

Ela causa uma série de efeitos no organismo: a explosão de açúcar causa uma explosão de insulina, seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (fonte de energia rápida); Na absorção do açúcar e cafeína, as pupilas dilatam, a pressão aumenta e os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, ...

O consumo da bebida pode causar osteoporose? O consumo de bebidas gaseificadas ou com cafeína não enfraquece os ossos nem causa osteoporose.

“Beber refrigerante piora as úlceras estomacais porque essa bebida aumenta a produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras. Além disso, trata-se de um líquido gasoso, que causa distensão gástrica e dispepsia (dor e sensação de peso no estômago)”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros.

Experimente uma alternativa ao refrigerante

  1. Água com gás com infusão. Adicione fatias de suas frutas favoritas na água com gás para um delicioso substituto de refrigerante;
  2. Chá verde com gás. ...
  3. Kombucha. ...
  4. Água com hortelã e pepino. ...
  5. Chás de ervas ou de frutas. ...
  6. Água de coco.

Afasta doenças cardíacas
O excesso de sódio nos refrigerantes aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto. Reduzir o consumo de bebidas açucaradas ajuda a diminuir a pressão arterial.

Acalmam o estômago
Beber aos poucos refrigerantes do tipo água tônica ou cola ajuda a acalmar o enjoo e fornece energia para quem não pode ingerir alimentos sólidos.

E, segundo a professora Simone de Vasconcelos Generoso, do curso de nutrição da UFMG, a água é insubstituível. “Um erro muito comum é trocar a água por isotônicos. Eles são ricos em sódio e potássio, além de serem muito calóricos.

Ambos têm a mesma origem o café, excetuando o fato de que a coca é mais nociva pois afeta os dentes por dissolver a dentina devido a alta concentração de ácido fosfórico e a noz - de cola ou noz vômica, que causa sérios distúrbios estomacais se tomada pura, daí adicionarem o xantato ou xantina, cafeína que estabiliza a ...

Vício comprovado
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Ioannina, na Grécia, analisou pacientes que ingeriam de dois a nove litros de Coca-Cola por dia, e os resultados sugeriram que o consumo excessivo da bebida pode levar a um quadro de baixa concentração de potássio no sangue, chamado hipocalemia.

O consumo de refrigerante de cola pode comprometer a memória e causar estresse oxidativo no cérebro. A informação vem de um estudo publicado na revista científica Experimental Gerontology.

EM RESUMO: A Coca-Cola e outros refrigerantes podem ser prejudiciais para o seu osso, isso pois podem diminuir a absorção de vitamina d e cálcio no seu corpo, prejudicando a densidade óssea.

Quando a cafeína está presente em grande quantidade, ocorre um aumento na diferenciação de osteoclastos, e com isso um aumento significativo na reabsorção óssea. Como consequência, temos uma redução da massa óssea e o aumento do risco de fraturas”, detalha.

O suco de limão proporciona uma acidez que equilibra a doçura dos sabores de caramelo e baunilha. Embora os ingredientes específicos possam ter mudado ao longo dos anos, uma coisa que tem permanecido constante é o processo pelo qual a Coca-Cola é feita.

Médicos estão usando a Coca-Cola para tratar dores de estômago, poupando pacientes até de cirurgia, aponta pesquisa. Segundo o jornal Daily Mail, estudiosos descobriram que o refrigerante é altamente eficaz no tratamento de uma condição desagradável chamado bezoar gástrico, com uma taxa de sucesso de mais de 90%.

Nesse plano, o especialista lembra, por exemplo, que, devido à capacidade de dissolução deste refrigerante, a ingestão de Coca-Cola é um método utilizado para destruir “massas de material não digerível” (por exemplo, cabelo) que algumas pessoas acumulam no estômago.

Apesar de essas duas bebidas apresentarem valores calóricos semelhantes, o refrigerante apresenta teor de açúcar muito maior do que a cerveja. Isso favorece o ganho de peso já que o açúcar, quando consumido em excesso, parte dele é transformada em gordura e depositada no corpo.

Consumido com frequência ou em grandes quantidades, ele colabora para o surgimento de diabetes, obesidade e outras doenças crônicas. A saúde bucal também pode ser afetada durante a trend do TikTok. Isso porque a bebida tem em sua composição ácidos que desmineralizam o esmalte do dente.

A diferença da versão diet para a normal é a adição – ou não – do açúcar. Segundo estudos divulgados no Journal of the American Heart Association, quem consome refrigerante diet tem o mesmo risco de doenças cardíacas como pressão alta e diabetes, obesidade, etc, do que as que bebem refrigerantes comuns.

Depois de seis meses, todos os três grupos haviam perdido, em média, de 2kg a 2,5kg Os dois grupos que cortaram as bebidas açucaradas, no entanto, foram mais propensos a perder ao menos 5% de seu peso inicial: isso ocorreu com 20% deles, contra 11% no grupo que recebeu apenas orientações sobre emagrecimento.