Quando o trabalho faz mal à saúde?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

O trabalho excessivo está associado a jornadas de trabalho superiores a 40 horas semanais, o que acaba criando um desgaste na saúde física e mental do colaborador, e isso reflete diretamente no dia a dia da empresa.

Em caso de doença ou acidente de trabalho, o patrão deve prestar os primeiros socorros e encaminhar o empregado para assistência médica adequada, sem descontar nada do salário do funcionário.

Caso esteja desanimado com o trabalho, saiba que isso é bem comum nos dias de hoje. A boa notícia é que é possível trabalhar e ajustar essa questão emocional através de treinamentos especializados, focados nas reais causas do problema.

Para especialistas é aconselhável deixar um emprego para trás quando você se sente esgotado, esteja passando por uma mudança de vida e identidade, não há valorização ou a empresa não valoriza seus funcionários.

A depressão no trabalho pode se tornar uma incapacidade permanente ou temporária, que afeta a vida do profissional, e também o desempenho do seu trabalho. Sendo assim, quando um colaborador descobre que possui depressão, o mais sensato a se fazer é informar a empresa sobre a doença.

Quais são os principais sintomas de estresse no trabalho?

  • cansaço excessivo;
  • dores musculares;
  • dores de cabeça frequentes;
  • problemas de concentração;
  • imunidade baixa;
  • dentre outros.

Conheça as 5 principais doenças relacionadas ao trabalho

  • LER. A sigla LER significa Lesão por Esforço Repetitivo. ...
  • DORT. As DORTs são os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. ...
  • Surdez definitiva ou temporária. ...
  • Sofrimentos psíquicos relacionados ao trabalho. ...
  • Dermatite Alérgica de Contato.

A Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.

A doença do trabalho é aquela que se desenvolve por conta das condições do local de trabalho. O problema surge de acordo com um fator específico, que está associado à função exercida, mas não é uma regra. Sendo assim, o funcionário precisa provar que ocorreu uma piora da saúde por conta da sua função na empresa.

A humilhação no trabalho é crime e o ofendido pode ingressar com uma ação judicial para ter reparado o dano sofrido. Essa situação é prevista no artigo 114 da Constituição Federal e no artigo 483 da CLT, Consolidação das Leis do Trabalho.

Você pode pensar no estresse simplesmente como uma sensação de estar sobrecarregado.
...
Os 3 tipos de estresse são:

  • Estresse agudo.
  • Estresse agudo episódico.
  • Estresse crônico.

A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes.

Saiba como interpretar os sinais de seu chefe sobre você

  1. Quando o chefe pega mais pesado com você ...
  2. Quando você recebe mais tarefas do que acha que pode lidar. ...
  3. Quando tudo parece estar bem, mas nunca há elogio ou feedback. ...
  4. Quando o chefe nunca pergunta nada sobre sua vida pessoal.

Você pode começar com algo como:

  1. "Eu estive considerando as minhas opções por aqui durante algum tempo e decidi que é hora de seguir em frente. Sou grato pelas oportunidades que encontrei aqui, mas eu preciso dar a você o meu aviso prévio."
  2. OU... "Eu preciso dizer que recebi uma oferta de emprego em outra empresa.

Porém, a demissão de um colaborador com qualquer tipo de doença ou transtorno mental não é uma prática legal e pode até mesmo significar o risco de processos trabalhistas para a empresa, principalmente se comprovado que a organização foi a causa do transtorno.

No trabalho a ansiedade pode ter diversas causas. As principais são: prazos apertados, preocupação demasiada e o excesso de responsabilidade. Cada um desses pontos contribui para o surgimento do transtorno que, com o passar do tempo, afeta o rendimento profissional e até mesmo a qualidade de vida de um indivíduo.