Por que o Sol é tão quente?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

O Sol é grande e concentra muito hidrogênio, sendo mantido por uma forte gravidade. Com isso, a pressão e a temperatura lá dentro são muito altas, fazendo com que os átomos de hidrogênio colidam entre si, no que chamamos de fusão nuclear, e gerem hélio.

Composição. Se considerarmos a fração de massa com que cada elemento químico contribui para compor o Sol, teremos 78.5% de hidrogênio, 19.7% de hélio, 0.86% de oxigênio, 0.4% de carbono, 0.14% de ferro a frações ainda menores para todos os outros elementos.

Enquanto a temperatura da superfície do Sol é de aproximadamente 5800 K, a temperatura do ar que conduz os raios pode chegar facilmente a 30.000 ºC.

Urano

Em 1781, William Herschel descreveu o planeta pela primeira vez. Era também a primeira vez que se descobria um planeta com o uso de um telescópio. Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC.

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C.

O lugar mais frio do universo se localiza a 5.000 anos-luz da Terra, na constelação de Centaurus, e se chama Nebulosa do Bumerangue, devido ao seu formato. A temperatura lá é tão fria que as partículas alcançam o mínimo quântico de velocidade, onde não há um calor interno a ser absorvido por elas.

O espaço, por outro lado, não tem atmosfera nem pressão exercida pelas moléculas de ar; é essencialmente um vácuo.

O sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio.

-O LADO ONDE O SOL APARECE É O LESTE. -O LADO ONDE ELE DESAPARECE É O OESTE.

Como todas as estrelas, o Sol brilha porque tem massa demais. Os átomos de hidrogênio do seu núcleo não suportam o peso sobre eles e se fundem, causando ininterruptas reações nucleares. … Mas daqui a cerca de 7 bilhões de anos, o hidrogênio terá se esgotado e o astro começará a queimar hélio.

4,603 × 10^9 anos

Em princípio, todos os elementos que apresentam ponto de fusão inferior à temperatura da própria lava, estimada entre 800 °C e 1200 °C, são engolidos pelas correntes de lava e integrados em sua massa: casas, estradas, mobiliário urbano, instalações industriais e agrícolas, etc.

Na Terra, ocorrem 44 descargas elétricas atmosféricas a cada segundo (quase 4 milhões por dia). Estima-se que só 20% delas atinjam o solo e que o restante ocorra no interior das nuvens. O lugar do planeta onde há mais raios é o lago de Maracaibo, no oeste da Venezuela, o maior da América do Sul.

Segundo os cientistas, ala é 35 vezes mais quente que o Sol, ou seja, sua temperatura gira em torno dos 200.000 graus Celsius.

Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

Resposta. júpiter é considerado o planeta mais bonito do sistema solar.

O bloco de cobre do CUORE é a coisa mais fria que existe no mundo hoje, de que temos conhecimento. O local do universo onde ocorre a temperatura mais baixa conhecida sem intervenção humana é na Nebulosa do Bumerangue.

Urupema

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é susceptível de estudo. Quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia.

Porque no espaço é tão frio? Não importa o calor emitido pelo Sol: o espaço no nosso Sistema Solar será sempre basatnte frio. … Mas em nosso Sistema Solar, onde o espaço é quase que inteiramente vácuo, com pouca presença gases e moléculas, o frio pode chegar a -270 Cº — próximo ao zero absoluto.