Porque os egípcios deram ouro aos hebreus?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

E naquela noite, assim se fez. E cada família egípcia que não celebrara a Páscoa, amanheceu enlutada e a dor e o pavor tomou conta da terra. Por isso, os egípcios suplicaram aos hebreus que fossem embora o mais rápido possível. E para expulsá-los mais depressa, deram-lhes ouro, joias, roupas finas e tesouros.

Para alguns pesquisadores Ramsés é considerado o faraó do Êxodo dos hebreus relatado na Bíblia. Teria vivido 90 anos e governado o Egito durante 66 anos.

O livro do Êxodo não diz se o faraó do Êxodo morreu ou não no Mar Vermelho. Não há nenhuma indicação clara que ele morreu nem que ele sobreviveu. Existem bons argumentos dos dois lados mas não há provas conclusivas.

O ouro era abundante no deserto oriental, uma vasta região de rochas montanhosas, situado entre o Nilo e o Mar Vermelho, uma fonte de muitos minerais e pedras duras usadas em grandes quantidades pelos antigos artífices.

Apesar das abundantes reservas e de uma rica história de mineração que deu origem a elaboradas joias de ouro faraônicas, o Egito tem apenas uma mina de ouro comercial em operação.

A aparente contradição reflete o papel do álcool neste país de maioria muçulmana. Os egípcios vêm produzindo cerveja nos últimos três mil anos, mas beber no país não é algo tão simples. Protegidos por Osíris, o deus da morte, os antigos egípcios faziam uma cerveja a partir de uma massa fermentada de cevada ou farro.

Influenciados por um pensamento fortemente religioso, o povo hebreu fundou uma crença monoteísta focada na adoração do deus Iaweh. Seguindo a liderança de homens designados por Iaweh, os hebreus se julgavam uma nação santificada que deveria manter e expandir a sua população.

A comida no Egito

  • Frango,
  • Carne de cordeiro,
  • Falafel,
  • Churrasco misto (cafta, carne do cordeiro e frango),
  • Saladas mistas,
  • Pães árabes;
  • Cremes árabes como (Tahina – pasta de gergelim e Baba Ghanoug – mistura de Tahina. Beringela, suco de limão e alho).

Riqueza inacabável: Amenhotep III, o faraó mais rico do Egito Antigo.

De acordo com diferentes teorias, o faraó foi executado pelo próprio rei dos hicsos ou assassinado por conspiradores enquanto dormia.

Ele morreu aos 90 anos por causa de "Artrite" e foi enterrado pela primeira vez no Vale dos Reis, na margem ocidental de Luxor, na tumba KV7. Ramsés foi um grande líder e um rei poderoso que recebeu aclamação mundial por expandir e manter o território do reino no antigo egito.

A cerveja era um alimento básico da dieta diária dos egípcios, bem como uma forma comum de compensação pelo trabalho e muitas vezes prescrita para a saúde.

Portanto, o Egito é pensado como terra que acolhe imigrantes necessitados. Nesse sentido, o livro do Êxodo, na parte das tradições jurídicas, novamente lembra seus ouvintes- leitores israelitas de que “[...] foram imigrantes na terra do Egito” (Ex 22, 20; 23, 9).

A ECONOMIA: graças à fertilidade do vale, a agricultura pôde ser largamente desenvolvida, constituindo a base da economia egípcia (era considerado o “celeiro do mundo”). Os egípcios aprenderam a aproveitar as águas do Nilo, construindo diques e canais de irrigação, o que possibilitava aumentar a área de cultivo.

De acordo com o World Gold Council, os dez países com maiores reservas de ouro em 2020 eram: Estados Unidos: 8.133 toneladas. Alemanha: 3.362 toneladas. Itália: 2.451 toneladas.

A origem do Ouro
O ouro surgiu no espaço, há mais de 5 bilhões de anos atrás, antes mesmo do planeta Terra existir. Esse fenômeno ocorreu através de violentas explosões estelares, denominadas supernovas,que transportaram não só o ouro, como outros tipos de metais importantes.

A maior fonte de ouro da história foi a bacia Witwatersrand, na África do Sul, responsável por aproximadamente 30% de todo o ouroextraído no mundo.