Por que famosos não envelhecem?

Perguntado por: icoutinho . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Pode ser genética, procedimentos estéticos, muitas pílulas de colágeno, ou até magia, fato é que tem uma leva de artistas que não mudam com o passar dos anos. Um dos exemplos mais famosos do Brasil é a atriz Bruna Lombardi. Aos 69 anos, a atriz ainda mantém o rosto bem jovial e aparenta ter bem menos idade.

O segredo do ator para se manter jovem não é o Botox, mas um tratamento facial muito estranho que custa US$ 180 a unidade. De acordo com o Huffington Post, Tom Cruise usa o mesmo regime secreto que Victoria Beckham usa: a máscara facial feita com cocô de Rouxinol.

O estresse está envelhecendo as pessoas mais rápido, aponta pesquisa. O estresse psicológico acelera o envelhecimento fisiológico e imunológico em vários aspectos. Isso é o que foi estudado por Moisés Bauer, pesquisador e coordenador do Laboratório de Imunobiologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida.

O envelhecimento é um processo natural e inevitável, que chega a todos. Novos dados científicos fazem os biólogos acreditar que talvez seja possível reverter, ou mesmo parar, essa evolução. Mas com boa saúde.

São muitos os fatores que fazem com que nossa pele tenha um aspecto murcho com o passar do tempo: exposição ao sol, predisposição genética, consumo de álcool e tabaco, poluição e também a alimentação.

“Sandy é vida. Sandy é formol, amor. A impressão que tenho é de que vou chegar aos 80 anos na 50ª plástica e vou cruzar com a Sandy intacta, no mesmo formato jovial.

Sandy contou que prefere as roupas de cores mais escuras: 'Acho que contrastam bem com o tom da minha pele, que é muito branca. Não é tudo que fica bom com o... 'Sou muito eclética para me vestir. Me visto de acordo com meu humor, sabe?

O segredo é nascer filha da minha mãe, gente. E passar todos os produtos que os dermatologistas mandam: hidratantes, nunca durmo de maquiagem, passo filtro solar todos os dias e cremes específicos para meu tipo de pele.

Um dos destaques foi uma cena de Marocas, personagem de Juliana Paiva. A mocinha estava infectada por um vírus mortal e optou por tomar uma vacina que teve como efeito colateral o envelhecimento de 132 anos, idade que a personagem teria se não tivesse passado um tempo congelada.

“O principal fator causal é a exposição solar ultravioleta do sol, mas também pode ser por lâmpadas e câmaras de bronzeamento. Ou pode ser por doenças genéticas que sensibilizam muito a pele a qualquer tipo de luz.

Dicas para obter um envelhecimento saudável. Seis cuidados são essenciais quando falamos de uma vida ativa e de qualidade na terceira idade: atividades físicas, boa alimentação, saúde mental em dia, sono de qualidade, acompanhamento médico e vacinas. Entenda abaixo como cuidar de cada uma dessas áreas.

A campeã de envelhecimento é, sem dúvida, a pele das mãos. Afinal, elas estão expostas a todas as circunstâncias e dificilmente são protegidas do sol com um bom bloqueador solar.

De acordo com a geriatra, as mudanças começam por volta dos 25 anos. "Há alteração na composição do corpo: diminui a quantidade de água dentro das células, há aumento de gordura, principalmente nos quadris e abdômen, e decai o ritmo de renovação celular em quase todos os órgãos.

“O envelhecimento feminino é acelerado pelo declínio hormonal. Na menopausa, por exemplo, o afinamento da pele ocorre em um ritmo significativo. Portanto, os sinais de envelhecimento em mulheres mais velhas são, geralmente, mais evidentes em comparação com os homens da mesma faixa etária”, ressalta.

Parte da população tem muito medo de envelhecer, mas apesar de não ter uma solução para isso, a terapia ajuda a lidar com o tempo e envelhecimento. No geral a pessoa acometida por essa fobia tem sentimentos depressivos, pois a perspectiva do futuro é sempre negativa.

A chave para aceitar sua idade é ter a capacidade de desfrutar e valorizar cada dia da vida, independentemente dos anos que tenha porque a idade interior está aí. Deixe de se preocupar e angustiar pelos anos que passam porque a única coisa que importa é como vivê-los e isto depende totalmente de você.

Assim, surge o etarismo, também chamado de ageísmo ou idadismo, que carrega estereótipos e uma visão preconceituosa das pessoas idosas. O etarismo pode ser definido como a discriminação, o preconceito e a aversão contra pessoas por conta de sua idade avançada.

Por último, e não menos importante, o cérebro, também passa por um grande processo de envelhecimento.