Por que os índios pintam o rosto?

Perguntado por: esoares6 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas a partir de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

O grafismo pintado nos corpos indígenas, em seus trajes e utensílios marca a identidade de cada povo. Um determinado desenho na pintura corporal por exemplo, pode indicar a quantidade de filhos, a ocupação do índio dentro da tribo ou o cumprimento dos ritos de passagem.

A única forma de reconhecimento dos povos indígenas, segundo a organização, é o autorreconhecimento, que é um processo individual e coletivo, pois a comunidade ou povo tem a autoridade de reconhecer os indígenas, independentemente do local onde vivem.

Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião.

Também para revelar de quem se trata, como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos 'falam', dão recados. Caprichar na tinta, nas cores e nos desenhos garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser.

O Urucum é muito usado pelos índios para pintar o corpo, no combate aos raios ultravioletas do sol. Esse fruto ainda é usado como repelente de insetos e seu nome é uma adaptação do tupi, que significa “vermelho”.

Os indígenas produzem suas próprias tintas a partir de sementes e plantas das florestas.

As cores utilizadas na pintura corporal do povo indígena expressam significações que fazem conexões com os elementos naturais:

  • A cor vermelha é relativa ao fogo;
  • O amarelo faz menção ao sol;
  • O azul ilustra as águas;
  • O verde se refere ao meio natural;
  • Já o marrom é relacionado à terra.

As religiões animistas (aquelas que colocam como seres sobrenaturais e divinos elementos da natureza, como o Sol, a Lua e as florestas) compunham o imaginário religiosos dos povos indígenas.

Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil, antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI. Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo.

Além das penas que são um ponto de destaque, há a coroa do cocar, que representa a necessidade de manter a centralidade dos pensamentos. As pontas simbolizam que o homem precisa ter flexibilidade como pessoa, e o formato aberto do cocar retrata a busca por novos conhecimentos e experiências.

De acordo com a evolução humana, esse formato de rosto surgiu há mais de 100 mil anos como forma de proteção do corpo. As regiões onde essas sociedades habitavam eram mais frias e lidavam com a grande luminosidade provocada pelo reflexo do Sol na neve – a chamada radiação ultravioleta.

Segundo os pesquisadores, a falta de pelos no corpo deles se dá porque fazem parte da etnia dos mongoloides. A principal característica dessa etnia é a falta de pelos pelas partes do corpo. Os indígenas brasileiros herdaram dos asiáticos essa característica.

— No Brasil, temos uma variação de pele índigena: na região Centro-Oeste, há um predomínio do mameluco, isso é, de um tom de pele meio amarelado, para quem são indicados tons de rosa e bronze. Já os índios do Norte têm a pele mais escura ou avermelhada, que fica melhor com tons de vermelho escuros e dourados.

Não se aproprie da data, em especial as escolas, para pintar o rosto ou colocar cocar em crianças e adolescentes não indígenas, como referência à cultura indígena e ao seu dia. Nós, não indígenas, jamais seremos indígenas ou estaremos os valorizando por colocar elementos dessa cultura em nossos corpos.

Usando óleo e álcool (Qualquer tinta) Esfregue a pele levemente com sabão e água para remover o grosso da tinta. Lave o máximo que puder, com cuidado. Não se preocupe se a tinta não sair logo — essa parte do método serve apenas para que você não tenha que usar tanto óleo.

Reconhecida como forma de arte, a pintura corporal serve tanto para enfeitar o corpo como para protegê-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. Cada tribo e cada família desenvolve padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser.

A pintura natural do pelo dos cavalos era uma forma de acompanhar a pintura adotada pelos guerreiros como pintura de guerra. A consolidação da raça tem origem, portanto, do cruzamento do cavalo vindo da Espanha com os mustangs selvagens americanos.