Por que os poetas árcades defendiam a vida no campo?

Perguntado por: amendes7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Em busca do equilíbrio e da restauração do caos reinante na escola barroca, o arcadismo recorria ao bucolismo, aos temas pastoris, aos elementos da natureza. Era comum que os poetas árcades assinassem seus versos em pseudônimos com nomes de pastores gregos e romanos.

Os temas fundamentais do Arcadismo são: bucolismo, pastoralismo, exaltação da vida natural como fonte de todo bem e felicidade ("fugere urbem"). Visão idílica da vida natural onde se vive sem paixões ou conflitos ("locus amoenus"). A vida é breve, é preciso aproveitar o tempo que passa ("carpe diem").

As caraterísticas do arcadismo refletem a simplicidade por meio da exaltação na natureza proposta pelos arcadistas. Dessa forma, os escritores árcades estavam preocupados em demostrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos.

A poesia árcade repudiava as coisas inúteis e valorizava o contato com a natureza, símbolo de felicidade e harmonia. Seus cenários são as paisagens campestres e bucólicas, em contraste com o avanço industrial e a realidade social estabelecida na época.

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

A natureza no Arcadismo é simplesmente um cenário, algo como um plano de fundo para o que se passa nos ambientes árcades. Não possui nenhuma função de sentimentalismo nem de projeção do eu lírico. Já no Romantismo, a natureza é muito mais do que um cenário estático.

Exaltação à natureza: buscava uma linguagem nova que valorizasse as características físicas, sociais e culturais que faziam parte da pátria. Assim, houve uma valorização do vocabulário típico do brasileiro.

Além disso, eram chamados de “Poetas Fingidores” posto que utilizavam pseudônimos (nomes artísticos, de pastores cantados na poesia grega ou latina) em suas obras simulando sentimentos poéticos bem como imitavam os clássicos renascentistas.

(FAG) Sobre o Arcadismo, é correto o que se afirma em: Nesse período o homem é regido pelas leis físico-químicas, pela hereditariedade e pelo meio social. A poesia dessa época dá ênfase ao poder de vidência do artista.

O Arcadismo é o principal movimento literário do século XVIII. Seu contexto é marcado, como dissemos anteriormente, pelo Iluminismo e pelo avanço técnico e tecnológico que produziram a industrialização e o consequente êxodo rural.

Os principais autores do Arcadismo são: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão e Basílio da Gama.

William Wordsworth: o poeta da natureza e da vida simples nasceu há 250 anos. Chamaram-lhe o "poeta da humanidade", mas era à natureza, bela e assustadora, que Wordsworth dedicava a maioria dos seus poemas.

O Arcadismo, Setecentismo ou, ainda, Neoclassicismo foi o estilo literário predominante no século XVIII. Presente em diversos lugares do mundo, teve importância fundamental em Portugal e no Brasil. Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica.

O concretismo objetivava principalmente a construção do poema-objeto, que seria encarado como um produto semelhante ao fabricado industrialmente. Esse procedimento propiciaria que o poeta, no processo de composição do poema, eliminasse qualquer marca subjetiva ou psicológica do autor em seu produto.