Por que pai dos pobres?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O "pai" dos pobres freou as liberdades individuais. Com certeza, Getúlio Vargas promoveu importantes reformas trabalhistas e sociais, mas estas não são obrigações do Estado? Na verdade, Vargas manobrou os indivíduos e imprimiu nas mentes dos sujeitos sociais a alienação.

Resposta verificada por especialistas
Getúlio Vargas é reconhecido como pai dos pobres por sua política de direitos sociais, como, por exemplo, a redação e consolidação das Leis Trabalhistas.

Resposta verificada por especialistas. Vargas ficou conhecido como o "pai dos pobres" pois em seu governo muitas das mais importantes conquistas sociais da população mais pobre, como a Previdência Social, a Carteira de Trabalho, o salário mínimo e a carga horária máxima, foram alcançadas.

Assim, se sua legislação trabalhista e suas práticas populistas transformaram-no no Pai dos Pobres, ele foi igualmente a Mãe dos Ricos – pois as concessões paternalistas que fez, aliadas ao controle sobre os sindicatos, mantiveram os trabalhadores satisfeitos; ora, sem greves ou manifestações de desagrado dos ...

68 anos do suicídio do 'Pai dos Pobres': Getúlio Vargas | Política.

Contudo era a Mãe dos ricos por que nunca deixou de pensar neles como prioridade, o seu controle no sindicato, que hora o trabalhador via como vantagem, na verdade era um método de controle para minimizar greves ou manifestações, assim não interferindo negativamente no lucro dos empregadores.

As principais novidades foram o voto secreto, o voto feminino, além do ensino primário obrigatório e das leis trabalhistas.

Getúlio Vargas

O "pai" dos pobres freou as liberdades individuais. Com certeza, Getúlio Vargas promoveu importantes reformas trabalhistas e sociais, mas estas não são obrigações do Estado? Na verdade, Vargas manobrou os indivíduos e imprimiu nas mentes dos sujeitos sociais a alienação.

Santa Teresa de Calcutá, fundadora, missionária e mãe dos pobres.

O Plano Cohen foi um documento forjado por militares brasileiros com a intenção de instaurar a ditadura do Estado Novo, em novembro de 1937.

Getúlio Vargas ficou bastante conhecido pela política trabalhista implantada por ele. Getúlio Vargas foi um dos grandes nomes da história do Brasil no século XX. Ficou conhecido por ter sido o presidente brasileiro que mais tempo ocupou a presidência (entre 1930 e 1945).

Após tomar o poder através de um golpe militar e instaurar uma ditadura, Getúlio Vargas usufruía de poderes quase ilimitados e, aproveitando-se deles, começou a tomar políticas de modernização do país.

Getúlio Vargas usou o Plano Cohen como justificativa para o golpe de Estado que impôs a ditadura do Estado Novo a partir de 10 de novembro de 1937.

Conforme já vimos a Lei dos Pobres foi implantada na Inglaterra pela primeira vez em 1601, durante o reinado da Rainha Elizabeth I. Essa lei é resultado da consolidação de leis anteriores que penalizava os pobres por mendicância e vagabundagem, obrigando-os ao trabalho, num verdadeiro ataque à pessoa corpórea.