Por que se chama segunda-feira?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Era no dia da missa que havia maior aglomeração de pessoas e, por isso, os agricultores se reuniam em torno da igreja para vender seus produtos - o primeiro dia de feira. O dia seguinte, consequentemente, era o segundo, a segunda-feira.

Origem no latim
Se hoje usamos "feira" em todos os dias de semana, é porque esse termo vem do latim feria, que por sua vez queria dizer "dia de descanso". E é aqui que você se pergunta: se essa é a palavra usada para descanso, por que não usamos no final de semana em vez dos dias de semana?

As únicas exceções assumidas pelos nossos irmãos bigodudos – e depois incorporadas nas colônias portuguesas – foram sábado e domingo (Prima Feria, na Semana Santa), que derivam, respectivamente, do hebreu shabbat, o dia de descanso dos judeus, e do latim Dies Dominicus, o “Dia do Senhor”.

Feira. A palavra vem do latim e significa féria, "dia de festa". Na alta idade média, por influência da Igreja, os nomes dos dias da semana, com excessão de sábado e domingo, eram designados em latim: secunda feria, tertia feria...

Origem dos nomes dos dias da semana
Na maior parte das outras línguas românicas, a sua origem são nomes de deuses pagãos romanos aos quais os dias eram dedicados, neste caso a terça-feira era dedicada a divindade romana Marte (este por sua vez inspirado no deus grego Ares).

Feira vem de feria (= dia de descanso) porque as feiras costumavam ocorrer nesse dia, Domingo. Então contam-se os dias em relação ao Domingo.

Já o termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados, as férias, e o mercado funcionavam ao ar livre, as feiras. Preservando o domingo, dia do Senhor, como primeiro dia da semana, a igreja instituiu a secunda feira, a segunda-feira e assim sucessivamente.

a) Use no texto, de preferência, a forma completa: segunda-feira, quarta-feira. Nos títulos, se necessário, recorra à abreviada: segunda, quarta. No plural, variam os dois elementos: segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.

A Segunda-Feira Gorda da Ribeira surge, segundo alguns historiadores, como uma extensão da Festa do Senhor do Bonfim. Romeiros que participavam da festa na Colina Sagrada, no final dos festejos perambulavam pelos bairros vizinhos, estendendo o fim da festa profana até a segunda-feira.

Monday s (plural: Mondays)
Segunda-feira é o primeiro dia útil da semana.

O dia seguinte, consequentemente, era o segundo, a segunda-feira. E daí por diante até chegar o sábado, cuja origem é o termo hebraico shabbatt, considerado o último da semana para os judeus. Essa relação da feira com a missa deu origem também a outras palavras.

De acordo com a História, por exemplo, juntar sete dias e chamá-los de semana vem da Babilônia, na Mesopotâmia. Os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.

A palavra é originária do latim Quarta Feria, que significa "quarta feira", e de mesma acepção existe em galego (corta feira / cuarta feira), mirandês (quarta) e tétum (loron-kuarta).

Enquanto o domingo nos traz a energia vibrante do Sol, a segunda nos traz a energia introspectiva da Lua. Segunda-feira é um dia para evitarmos agito e aglomerações de pessoas. Um dia para aquietarmos, colocarmos o planejamento da semana no papel, meditarmos e ouvirmos nossa intuição.

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.

Você sabe por que a terça-feira de Carnaval é chamada de terça-feira gorda? Porque era o dia em que os cristãos se despediam da carne. Nos 40 dias seguintes tinham de jejuar, fazer penitências, como preparação para a Páscoa. Essa tradição era realmente seguida entre os séculos 3 e 7.

Significado de Terça-feira
substantivo feminino Terceiro dia da semana contando a partir de domingo; dia entre segunda-feira e quarta-feira. expressão Terça-feira Santa. Terceiro dia da Semana Santa. Etimologia (origem da palavra terça-feira).

Segundo o Acordo Ortográfico, a forma correta é "de domingo a domingo". As palavras compostas constituídas por nome + preposição + nome, e que não sejam termos de botânica ou zoologia, como "dia a dia", "fim de semana", frente a frente" e "pé de galinha (ruga)", perdem o hífen.

O plural de sexta-feira é sextas-feiras. As palavras sábado e domingo não costumam apresentar dificuldades na formação do plural, por serem substantivos simples.

Podemos afirmar que o domingo é o primeiro dia da semana, mas o primeiro dia útil é a segunda-feira. Numa tentativa de padronizar o primeiro dia da semana, em 2004, foi estabelecido pela Organização Internacional de Padronização na ISO 8601 que a segunda-feira seria o primeiro dia da semana.