Quem inventou a segunda feira?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Na maior parte das outras línguas românicas, a sua origem são nomes de deuses pagãos romanos aos quais os dias eram dedicados, neste caso a segunda-feira era dedicada a divindade romana Diana (essa por sua vez inspirada na deusa grega Ártemis).

Já parou para pensar em por que o domingo não se chama primeira-feira? “Todos os dias eram “feria”, de descanso, porque era a Semana Santa. Então, a primeira-feira existia, mas recebeu o nome de “Dominus Dei”, ou “dia do Senhor” (em homenagem à ressurreição de Cristo), de onde deriva o domingo”, explica a professora.

Era o segundo dia de feira, em latim litúrgico secunda feria, que se seguia ao primeiro dia de feira no qual os cristãos se uniam para fazer sua reunião de fé e de mercado e que hoje é o domingo. (Morfologia) De segundo + feira.

A palavra é originária do latim Secunda Feria, que significa "segunda feira", e de mesma acepção existe em galego (segunda feira), mirandês (segunda) e tétum (loron-segunda).

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

Jesus não deseja abolir o sábado, mas quer curá-lo do que tenha se tornado. Jesus queria que aqueles homens, ali presentes, entendessem a importância de se fazer o bem em qualquer momento. Nós não podemos ser escravos, pois Deus nos criou livres para praticarmos somente o bem a qualquer tempo.

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.

Depois que Deus criou todas as coisas, Ele descansou no sétimo dia e ordenou que fosse separado um dia a cada semana para descanso e para ajudar as pessoas a se lembrarem Dele (Êx. 20:8–11).

Mas dormir apenas uma ou duas horas a mais por dois dias já pode confundir seu relógio biológico. Cientistas afirmam que o sono extra aumenta o cansaço no começo da semana porque desequilibra o relógio biológico em até 45 minutos. O resultado é uma dificuldade ainda maior de acordar na manhã de segunda.

Lunes: a segunda-feira tem seu nome inspirado no latim Lunae (dia da lua). A palavra lua é traduzida para o espanhol como luna.

Porque é o dia do recomeço, dia de traçar estratégias para ter uma semana com resultados superiores em relação à semana que passou. Comece sua semana com entusiasmo, vigor e coragem de levantar e escrever uma história diferente, com capítulos extraordinários.

O que a segunda-feira falou para a sexta-feira? Resposta: Já volto!

Outras nações também consideram o domingo como primeiro dia da semana. Isso porque em muitas religiões, esse dia é considerado um dia de descanso e o dia mais importante da semana, pois seria o dia do Senhor, como nos diz sua origem etimológica (Dominus Dei, que significa Dia do Senhor).

O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).

E será que você sabe quais são esses dias? O primeiro dia da semana é o domingo, o segundo é a segunda-feira, o terceiro é a terça feira, o quarto, a quarta feira, o quinto, a quinta feira, o sexto, a sexta feira. E o sétimo e último dia de uma semana, é o sábado.

Domingos provém do vocábulo latino dominicus e significa «o que é do Senhor». Tem sido usado em Portugal como nome próprio e como apelido (ou sobrenome). Da mesma origem, provém a palavra domingo, que significa «dia do Senhor».

Os registros mais antigos desses eventos datam, no Oriente Médio, de 500 anos aC, mais precisamente na cidade-estado chamada Fenícia do Tiro. Há registros de feiras nas antigas civilizações grega, fenícia, romana e árabe.

Tuesday (terça-feira)
Marte foi o planeta escolhido para este dia. Para os romanos, Marte representava o deus da Guerra e para os nórdicos, o deus da guerra correspondente era Tyr, o qual assume o nome de 'Tuesday'.