Porque Lunes é segunda-feira?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Lunes: a segunda-feira tem seu nome inspirado no latim Lunae (dia da lua). A palavra lua é traduzida para o espanhol como luna.

Origem no latim
Se hoje usamos "feira" em todos os dias de semana, é porque esse termo vem do latim feria, que por sua vez queria dizer "dia de descanso". E é aqui que você se pergunta: se essa é a palavra usada para descanso, por que não usamos no final de semana em vez dos dias de semana?

Era o segundo dia de feira, em latim litúrgico secunda feria, que se seguia ao primeiro dia de feira no qual os cristãos se uniam para fazer sua reunião de fé e de mercado e que hoje é o domingo. (Morfologia) De segundo + feira.

O primeiro dia da semana é o domingo, o segundo é a segunda-feira, o terceiro é a terça feira, o quarto, a quarta feira, o quinto, a quinta feira, o sexto, a sexta feira. E o sétimo e último dia de uma semana, é o sábado.

Na língua portuguesa, a origem dos nomes dos dias da semana vem da Idade Média. O domingo, derivado do latim "dies Dominica", dia do Senhor, é considerado o último da semana para os cristãos. Ou seja, o sétimo, quando Deus descansou da criação do mundo.

Outras nações também consideram o domingo como primeiro dia da semana. Isso porque em muitas religiões, esse dia é considerado um dia de descanso e o dia mais importante da semana, pois seria o dia do Senhor, como nos diz sua origem etimológica (Dominus Dei, que significa Dia do Senhor).

O domingo é o dia da semana compreendido entre o sábado e a segunda-feira. No Brasil e em Portugal, assim como na Grécia, no Japão, na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e em países anglo-saxões em geral, por fundamentação bíblica e etimológica, o domingo é considerado o primeiro dia da semana.

A palavra é originária do latim Secunda Feria, que significa "segunda feira", e de mesma acepção existe em galego (segunda feira), mirandês (segunda) e tétum (loron-segunda).

Você sabe por que a terça-feira de Carnaval é chamada de terça-feira gorda? Porque era o dia em que os cristãos se despediam da carne. Nos 40 dias seguintes tinham de jejuar, fazer penitências, como preparação para a Páscoa. Essa tradição era realmente seguida entre os séculos 3 e 7.

Porque é o dia do recomeço, dia de traçar estratégias para ter uma semana com resultados superiores em relação à semana que passou. Comece sua semana com entusiasmo, vigor e coragem de levantar e escrever uma história diferente, com capítulos extraordinários.

Os registros mais antigos desses eventos datam, no Oriente Médio, de 500 anos aC, mais precisamente na cidade-estado chamada Fenícia do Tiro. Há registros de feiras nas antigas civilizações grega, fenícia, romana e árabe.

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

Origem dos nomes dos dias da semana
Na maior parte das outras línguas românicas, a sua origem são nomes de deuses pagãos romanos aos quais os dias eram dedicados, neste caso a terça-feira era dedicada a divindade romana Marte (este por sua vez inspirado no deus grego Ares).

O Largo da Segunda-Feira foi um nome adotado depois da ocorrência de um crime na localidade, naquele dia da semana, em 1762. O médico homeopata e empresário inglês Thomas Cochrane, sogro do escritor José de Alencar, foi precursor na tentativa de organizar o transporte urbano no Rio de Janeiro.

terça-feira - Wikcionário.