Por que sempre estou errada?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Muitas vezes, uma pessoa acredita que o outro está sempre errado porque se sente superior — ou seja, se ela se sente melhor do que você de todas as formas possíveis, é possível que tente convencê-lo de que está sempre certa e, consequentemente, de que você está sempre errado.

Repetir afirmações sobre aceitação e tolerância pode ajudá-lo bastante. Exemplos incluem: "Eu sei que sentir culpa é difícil, mas eu posso lidar com ela." "É difícil, mas eu posso aceitar o que aconteceu, em vez de evitar o sentimento e fingir que as coisas não são como são."

Quando dizemos: “tudo está dando errado” estamos criando uma ideia total, geral, que não é verdadeira. Pode até parecer real ou verdade, mas se formos analisar de perto, em detalhes, veremos que é uma mentira. Digamos que estamos com problemas em um relacionamento e problemas no trabalho.

Isso acontece porque são as nossas experiências, desde o nosso primeiro dia de vida, que vão dando forma a pessoa que somos hoje. Você é a soma de seus sentimentos.

Transtorno de personalidade paranoide é caracterizado por um padrão generalizado de desconfiança e suspeita injustificadas dos outros que envolve interpretar seus motivos como maliciosos.

A redução média da expectativa de vida em pessoas com transtorno bipolar é de nove a 20 anos; de 10 a 20 anos para esquizofrenia; entre nove e 24 para abuso de drogas e álcool; e de sete a 11 anos para depressão. A perda de anos entre fumantes compulsivo, no entanto, é de oito a 10 anos.

A pessoa com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) tem obsessões – pensamentos, imagens ou impulsos que ocorrem frequentemente, mesmo que ela não queira. Essas obsessões surgem mesmo quando a pessoa está pensando e fazendo outras coisas. Além disso, as obsessões normalmente causam grande angústia e ansiedade.

Como se livrar do sentimento de culpa?

  1. Não use o termo culpa, troque por responsabilidade. ...
  2. Aprenda a se perdoar e lidar com os próprios erros. ...
  3. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

A psicóloga explica que o sentimento de culpa pode trazer algo de positivo, desde que venha acompanhado de algum aprendizado. Mas para isso é preciso enfrentar os desafios, os medos, assumir a responsabilidade (em lugar do peso da culpa) e se permitir viver plenamente e desfrutar do bem-estar.

O que é culpa? É um sentimento que aparece geralmente quando avaliamos e reprovamos nossas ações. Para a psicologia, a culpa é baseada na frustração. Ou seja, está ligada à violação dos nossos valores, crenças e moral.

As pessoas que mais sofrem com a consciência pesada são aquelas que exigem demais de si e buscam acertar o tempo todo, esquecendo que erros podem ser cometidos por mais que se lute contra eles. Esse sentimento depende do quanto uma pessoa é rígida e severa com seus próprios pontos de vista.

Além de poder ser uma questão de personalidade, em que uns falam mais e outros falam menos, pode também ser uma questão de abordagens. Na Psicologia, é comum que os psicanalistas falem bem menos, permitindo um espaço para que a fala do paciente “ecoe” e traga verdades nela própria, por exemplo.

Pra resumir, os autores afirmam que “coisas ruins tendem a acontecer” justamente em pessoas com níveis de neuroticismo elevado. Uma possível explicação para isso é que, de alguma forma, essas pessoas criam ativamente problemas para elas mesmas.

A interrupção da terapia
Não existe um período pré-determinado para o paciente receber alta, pois isso varia de pessoa para pessoa. Cada paciente é único e, dessa forma, é praticamente impossível determinar quanto tempo o tratamento vai demorar. Além disso, existem muitos tipos de terapias diferentes.

Ele é onipotente, com todo poder para controlar nossa vida, livrar-nos de dores, evitar todos os acidentes, conduzir em segurança todos os aviões e carros, alimentar-nos, proteger-nos, poupar-nos de trabalho penoso, esforços, doenças e mesmo a morte, se Ele assim desejar.

Aqueles que reprimem o desejo assim o fazem porque o seu desejo é fraco o suficiente para ser reprimido. Tudo isso dói. Mas eu sei que passa, que se está sendo assim é porque deve ser assim, e virá outro ciclo, depois.

Em verdade, as coisas boas acontecem a despeito de nossos desejos, por vezes até mesmo em oposição ao que desejamos, e muitas vezes, após nossa excitação e sofrimento por causa de coisas sem mérito. Não existe cedo ou tarde, não existe tempo certo ou errado.

A pessoa com transtorno de personalidade paranoide desconfia dos outros e supõe que os outros pretendem prejudicá-la ou enganá-la, mesmo quando ela tem nenhuma ou pouca justificativa para ter esses sentimentos.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Depressão tem cura, desde que tratada corretamente
Diante de todas as suas complexidades, a depressão necessita de tratamento por meio de acompanhamento médico. Casos de depressão leve respondem bem ao tratamento psicoterápico, no entanto, se o quadro for mais grave, há indicação do uso de antidepressivos.

A depressão pode durar "a vida toda" caso não seja tratada da maneira correta. Porém hoje temos uma série de ferramentas que estão a nossa disposição para ter uma melhora significativa destes quadros.