Porque 220V e mais caro?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Se a fiação de uma casa for dimensionada de acordo com os padrões atuais, aparelhos de 110 e 220V trarão o mesmo gasto. Mas o consumo nos fios depende da voltagem do aparelho, e se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Apesar dos riscos de choque, como já mencionado anteriormente, a instalação 220V é mais segura do que a de 127V. Isso porque as tomadas 220V possuem menor fluxo de corrente elétrica. Como a instalação utiliza fios mais finos, as perdas são amenizadas proporcionando mais segurança.

Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Já no Nordeste, as primeiras concessionárias de energia fizeram a instalação de redes elétricas de 220 V, mas em Salvador, na Bahia, cidade nordestina, a voltagem comum é a de 110 V. A padronização nunca aconteceu no Brasil devido ao alto custo que o serviço teria.

Qual é a tensão com manutenção mais barata? Resposta Esperada: É a 220 volts. Esse sistema usa menos transformadores e cabos mais finos e mais baratos no caminho da distribuidora até o consumidor final. Também nas residências a espessura dos fios pode ser menor quando se usa 220 volts.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

Por que em algumas cidades a tensão é 110 volts e em outras, 220 volts? Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país.

A ligação em 220V permite uma fiação de menor diâmetro para a mesma corrente. Isto implica em aumentar a potência e, por isso, aquecendo mais a água. Por outro lado, se a potência é maior, o consumo também (energia é potencia vezes tempo).

A maior parte dos aparelhos disponíveis varia entre 5400W e 6500W quando funciona com tensão de 127V e 6800W e 7800W ao funcionar com 220V. Quanto maior for a potência do chuveiro, mais energia elétrica é consumida e, consequentemente, maior é o gasto.

Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta!

Resposta verificada por especialistas. Sim, pode ligar um aparelho com cabo de força de 250V em uma tomada de 220V. A escolha da voltagem, é uma dúvida comum e pertinente na hora de comprar eletrodomésticos, pois a escolha errada pode levar a ocorrência de acidentes e curto circuitos.

Um jato cósmico a dois bilhões de anos-luz de distância está transportando a mais alta corrente elétrica já observada pelo homem: 1018 Ampères, ou um exa-Ampère. Estima-se que isso seja equivalente a 1 trilhão de raios que caíssem simultaneamente.

A resposta é não. Isso porque os celulares não trabalham com essa tensão. O que os carregadores fazem é converter os 110 ou 220 volts em corrrente alternada que chegam pela tomada em cerca de 5 volts em corrente contínua, que são adequados para alimentar a bateria. E essa tensão de saída é independente da entrada.

Bom dia, problema não tem, pois terá que usar um transformador para converter a energia 127 para 220, irá aumentar um pouco o consumo de energia mas não te trará problema algum.

Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

É por questão de segurança que a maior parte do Brasil utiliza 110 V. O choque elétrico que resulta de uma tensão de 220 V pode gerar mais danos que um choque de uma tensão de 110 V.

Nas informações técnicas dos produtos estava correta que a tensão de operação era 127 V. Desta forma o produto que compraste está absolutamente adequado à rede elétrica que tens disponível. E se viajares para algum lugar onde de fato a tensão é 110 V, ainda assim o podes usar.

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

Já em uma instalação de 220V, os fios podem ter um diâmetro menor, uma vez que a corrente elétrica necessária para o aparelho funcionar vai ser menor. potência (W) = voltagem (V) x corrente (A), um chuveiro com potência de 5500W ligado em uma rede de 220V precisa de 25A.