Porque a amperagem aumenta?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Caso a resistência do circuito continue a mesma, a amperagem pode ser aumentada pelo aumento da voltagem. Se compararmos o circuito elétrico com um cano com água, a voltagem representa a pressão da água, a resistência representa o diâmetro do cano e a amperagem a quantidade de água fluindo por intervalo de tempo.

Note que, de forma geral, quanto maior a voltagem aplicada, mais impulsionados serão os elétrons a se mover no condutor e, portanto, maior será a intensidade da corrente elétrica.

Perceba que uma tensão maior significa uma "pressão" maior para a corrente. É por esta razão que, se ligarmos uma lâmpada que foi projetada para funcionar com uma tensão de 110 V numa tomada de 220 V, ela queima: a "pressão elétrica" será demais, fazendo passar uma corrente maior do que ela suporta.

Existem baterias de 45 amperes , 50 amperes ou até 60 amperes dependendo da marca e modelo. Por outro lado, se você tem um carro com motor 1.0 a 1.8, o recomendável são os modelos de 45 Ah ou 50 ah. Para carros de motor 2.0 o Ideal é um modelo de 60 Ah.

Estime a amperagem inicial de acordo com o tamanho do eletrodo. Assim que o eletrodo for selecionado, a amperagem correta pode ser estimada a um ampere por milésimo de milésimo de polegada (2,54 cm) de diâmetro do eletrodo. Assim, um eletrodo de 0,63 cm requer 250 amperes. Use uma passada para uma base de metal fina.

Se você ligar essa mesma lâmpada no 220 V, a corrente vai ser de 1,36 amperes, ou seja, consideravelmente menor. Isso significa que você vai precisar de fios condutores mais grossos para usar essa lâmpada no 110 V e mais finos no 220 V.

É válido citar que “amperagem” é o termo leigo quando queremos nos referir à corrente elétrica. Podemos usar amperagem ao conversar com outra pessoa de modo coloquial, mas, para respeitar o termo técnico, usamos “corrente”.

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

Então, optar por uma amperagem maior ou menor acarretará em problemas potencialmente graves, dependendo da eletrônica a bordo e da proteção do sistema elétrico. Uma sobrecarga pode até explodir o acumulador de energia.

Sim, desde que a amperagem seja maior que a da sua fonte original! Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores.

As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.

Para diminuir a amperagem de um circuito elétrico, você deve diminuir a sua tensão ou aumentar sua resistência. A diminuição da amperagem é feita com a aplicação da Lei de Ohm, dada pela fórmula I = V/R, onde I é a corrente total do circuito em amperes, V é a voltagem e R é a resistência.

A primeira lei de Ohm é formulada como: “A corrente que flui por um resistor é proporcional à tensão aplicada e inversamente proporcional ao valor de sua resistência”.

O que muita gente não sabe é que o choque elétrico é causado pela corrente elétrica e não pela “voltagem” de uma determinada fonte.

Para saber a potência de um carregador, tudo o que você precisa fazer é multiplicar o valor em volts pelo de amperes. Quanto maior o resultado em Watts, mais potente e rápido será a carga.

Assim, para carregamento rápido, a tecnologia deve aumentar a voltagem em 5V, 9V, 12V, ou aumentar a amperagem para 3A ou mais.

Em termos simples, a Segunda Lei de Ohm estabelece que a resistência de um corpo depende de sua composição e do seu formato: quanto maior for a espessura de um fio, por exemplo, menor será a sua resistência elétrica.

O padrão de 20A têm plugues com pinos e tomadas com orifícios mais grossos (diâmetro: 4,8 mm). Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.

1 Ampere vale quantos WattsWatts = Amperes × volts, logo 1 Ampere x 12V é igual a 12W.