Porque a bandeira da Bahia tem um triângulo?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

A bandeira é composta por duas faixas brancas e duas vermelhas no sentido horizontal. No lado esquerdo superior há um quadrado azul com um triângulo branco no meio. O triângulo é uma referência ou homenagem à Inconfidência Mineira (1789).

A Bahia é um estado da Região Nordeste do Brasil. A história do povoamento do território baiano está atrelada à chegada dos portugueses no Brasil, em 1500, quando se iniciou a colonização brasileira. A cidade de Salvador, capital da Bahia, foi também a primeira capital do Brasil.

O curió é a ave símbolo do estado da Bahia, mas pode ser encontrado em todo o Brasil, em florestas, pântanos, brejos e clareiras.

O topônimo "Bahia" é uma referência à Baía de Todos os Santos, a qual deu o nome, originalmente, à Capitania da Baía de Todos os Santos.

A bandeira do Brasil constitui a bandeira nacional da República Federativa do Brasil. É composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes.

A Bandeira Estadual da Bahia é o pavilhão do estado brasileiro da Bahia e um dos símbolos oficiais a representar esta unidade da federação.

A história da Bahia se inicia em 1500, quando o navegador português Pedro Álvares Cabral avistou as terras baianas e posteriormente as colonizou. O estado é um dos primeiros do país, sendo o mais populoso da Região Nordeste.

Não podemos falar da história da Bahia sem falar da história do Brasil já que foi em Porto Seguro, município ao sul do estado, em 22 de abril de 1500 que os portugueses aportaram, capitaneados por Pedro Álvares Cabral cuja esquadra rumava para a Índia.

História da Bahia
O atual território baiano foi o primeiro local onde os portugueses se estabeleceram quando chegaram ao Brasil, no ano de 1500. Foi em Porto Seguro, no litoral sul, que a expedição de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 22 de abril daquele ano. A nova terra foi batizada de Vera Cruz.

O nome do Estado da Bahia tem origem na "baía de Todos os Santos", e era com h que antigamente se escrevia o nome desse acidente geográfico.

Em 1501, os portugueses colocaram seu padrão na Barra e batizaram a Baía de Todos os Santos, chamada de Kirimurê pelos aborígenes. Vem daí o nome da Bahia.

Conhecido como o gambá-brasileiro, o saruê é um mamífero comum no Semiárido.

Vivem na Bahia atualmente cerca de mais de 37 mil indivíduos representando 16 grupos étnicos: Atikum, Kaimbé, Kantaruré, Kariri-Xocó, Kiriri, Payayá, Pankararé, Pankarú, Pataxó Hãhãhãe, Pataxó, Truká, Tumbalalá, Tupinambá, Tuxá, Xacriabá e Xukuru-Kariri.

Todo mundo sabe - ou deveria saber - que a Bahia tem seu próprio jeito de chamar a mãe: 'mainha'.

Forma carinhosa de bainos e nordestinos e a maioria dos nordestinos chamarem sua mãe.

“O 'pai' ou 'papá' é como se fosse 'cara', 'meo'.