Porque a ética muda com o tempo?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A ética também é sempre relativa, porquanto muda com o tempo (época), muda de acordo com a cultura e com crenças de diferentes grupos sociais ou civilizações. O certo e o errado diferem de cultura para cultura.

Porque a sociedade desenvolve as próprias normas e define o que é certo e errado. A ética é compreendida em sua universalidade, mas está sujeita à reflexão e a mudanças ao longo do tempo. A moral tende a ser consistente dentro de um determinado contexto, pouco sujeita a mudanças.

A ética evolutiva é o estudo da relação entre a teoria da seleção natural e a filosofia ética ou moral. Esta abordagem naturalista coloca a ética numa base científica e visa o entendimento do fenómeno moral tanto ao nível normativo como ao nível positivo e meta-ético.

A ética nasceu na Grécia, praticamente junto com a filosofia, embora seus preceitos fossem praticados entre outros povos desde os primórdios da humanidade, mesclados ao contexto mítico e religioso, tentando pautar regras de comportamento para permitir o convívio entre indivíduos agrupados no conjunto da sociedade.

A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos.

A moral varia de acordo com os diversos fatores que determinam uma comunidade, como localização geográfica, tempo histórico, religião e ideologia dominante, entre outros; portanto, há uma enorme pluralidade de códigos morais hoje e no passado.

Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.

Assim, pode-se afirmar que a vivência ética entre os indivíduos pode ser uma possibilidade de transformação das relações interpessoais que se constroem no ambiente de trabalho.

Logo, embora seja possível ser ético e moral ao mesmo tempo, como de certo modo o profeta o foi, ética e moral não são sinônimas.

Resposta. Os valores morais e éticos são tidos em nosso cotidiano deste que nascemos, aprendemos o que é certo e o que é errado. Eles podem variar de acordo com o modo de criação que cada pessoa e mudam com o espaço devido a aceitação de comportamentos espaço de tempo determinado.

Desde o surgimento do homem ele vem sofrendo influência seja do ambiente em que vive e também o influência através dos seus comportamentos e atitudes que a cada momento e modificado; o mesmo convive e organiza-se em sociedade, com essa conduta acaba formando conjunto de práticas ou regras que o ajudam na relação com o ...

Na atualidade a ética abrange uma vasta área, podendo estar relacionada com temas ligados ao ambiente familiar, escolar, profissional, econômico, social e político. Existem códigos de ética profissional que indicam como o indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão.

No mundo contemporâneo a ética tem como uma de suas finalidades nortear as novas relações entre os homens e as recentes instituições a fim de combater ou evitar abusos e desmandos. A ética contemporânea está fortemente marcada por motivações institucionais e legais, muito mais do que morais.

Pregavam uma vida simples, em busca da felicidade ,para isso desapegavam-se dos bens materiais, prazeres, comodidades e convenções sociais. O fim último do ser humano consiste em promover sua essência racional. É agir corretamente, praticando o meio-termo entre o excesso e a falta.

A ética moderna traz a tona o conceito de que os seres humanos sempre devem ser o fim de uma ação e nunca um meio parar alcançar determinado interesse, pois o homem é visto no centro e tudo está ao seu serviço.