Porque carregar o celular até 80?

Perguntado por: lcardoso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

Isso pode ser prejudicial ao longo prazo pelo aquecimento que a bateria sofre, principalmente em aparelhos com carga rápida. Muita informação, né? Para resumir, olha só: é totalmente seguro tirar o celular da tomada antes dos 100%, mas se deixarem, lembrem-se de tirar na hora certa, tá?

Por que você não deveria carregar seu celular até 100%?
Basicamente, os ciclos são compostos por cargas completas da sua bateria até 100%. Ou seja, cada vez que você carrega o seu telefone em 100%, você gastou um ciclo de carga.

O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo. Quando o celular carrega é normal que a temperatura fique mais elevada, no entanto, se o celular aquece demais existem grandes chances de dar problema tanto no aparelho quanto na bateria.

Ao ativar a opção, o smartphone para de receber mais carga quando atingir o nível de 85% da capacidade, o que dará uma segurança para a bateria do aparelho sem impactar tanto em sua autonomia fora da tomada.

Muitas vezes, a carga fica incompleta quando o dia é agitado e o tempo é curto para esperar o carregamento total. Mas se você possui o hábito de tirar o celular do carregador antes dos 100%, pode ficar tranquilo.

O iPhone pode aquecer um pouco durante o carregamento. Como forma de aumentar a vida útil da bateria, se a bateria aquecer demais, o software poderá interromper o carregamento acima de 80%. O iPhone carregará novamente quando a temperatura baixar.

Evite deixar chegar a 0% para recarregar
Fabricantes como a Samsung, por exemplo, advertem que, como as baterias de íons de lítio não viciam, não existe necessariamente um impeditivo em carregar o aparelho antes de 0% ou desconectar o carregador antes de 100% de recarga.

Nesta matéria, veja 5 dicas de como carregar o celular corretamente!

  1. Carregue até a porcentagem ideal. ...
  2. Aproveite modos inteligentes de carregamento. ...
  3. Evite deixar a bateria descarregar completamente. ...
  4. Use carregadores com a potência ideal. ...
  5. Carregue o celular a noite.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Cuidados a serem tomados
Como podemos concluir, não há problema nenhum deixar o celular carregando a noite toda, é até indicado porque assim você já começa o dia com a carga cheia.

Não há um risco iminente em mexer no celular enquanto ele carrega. Principalmente, se estiver fazendo uso de um cabo e um carregador original, ou seja, o que veio junto do aparelho, da fábrica, ou de uma marca que seja não só compatível com o seu smartphone, como também de boa qualidade.

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

Ao contrário do que muitos pensam, essa prática de deixar o celular descarregar completamente é prejudicial para as baterias e isso só era feito nos celulares antigos, pois as baterias não eram feitas de íons de lítio.

Evite deixar a bateria chegar a 0%. Carregue-a somente quando necessário ou quando o próprio smartphone solicitar, geralmente ao chegar aos 20% ou 10% de carga; Não precisa carregar a bateria até os 100%. O ideal é manter entre 70% e 80%, já que o processo de descarga é mais lento do que quando a bateria está nos 100%;

Otimize o carregamento da bateria do iPhone
Esse ajuste usa aprendizado de máquina para entender a sua rotina diária de carregamento e espera para carregar além de 80% até que seja necessário. Para ativar o Carregamento Otimizado, acesse Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria e Carregamento.

3. Mantenha a carga da bateria acima dos 30% A bateria de lítio mantém, sim, uma preservação maior de sua saúde enquanto opera em níveis de 30% a 80% da sua capacidade total. Todavia, não faz nenhum sentido se preocupar com isso no uso cotidiano do iPhone.

O ideal é começar a carregar o seu iPhone entre 20% e 15%. Não é necessário deixar que a bateria zere para carregá-la, já que as baterias de íon de lítio que são utilizadas hoje em dia não ficam “viciadas”. Chegar aos 100% também não é o mais saudável para a vida útil da bateria.

Afinal, quanto tempo deixar o celular novo carregando? Na verdade, indica-se que a primeira carga do aparelho seja completa, atingindo os 100% de maneira normal. Para responder quanto tempo deixar o celular novo carregando, vale colocá-lo desligado na tomada por volta de 1 a 2 horas.

Pode. As baterias de hoje em dia são equipadas com íons de lítio que não trazem prejuízos para a bateria quando ela é desconectada antes de chegar a 100%.

Carregar o smartphone no quarto pode levar a obesidade e diabetes, diz estudo. Um recente relatório indica que carregar os smartphones no quarto poderá afetar a secreção de melatonina e, consequentemente, causar obesidade e/ou diabetes.