Porque Corinto foi destruída?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Em 551, a cidade foi de novo destruída por um terremoto. Em 856, outro terremoto na cidade matou 45 mil pessoas aproximadamente. Nos séculos XII e XIII, a riqueza da cidade, gerada pelo comércio da seda aos estados latinos da Europa Ocidental, atraiu a atenção dos Normandos da Sicília, que saquearam a cidade em 1147.

Corinto, a antiga cidade-estado grega, fica localizada na região do Peloponeso, há 48 quilômetros da capital, Atenas. Faz parte do Município de Corinto, como sede e unidade municipal, desde 2011.

Conhecida a nível mundial graças ao seu canal, Corinto é a cidade do Peloponeso que está mais perto da Grécia continental, perto de Atenas. A cidade atual, na qual não é necessário entrar, tem mais de 30.000 habitantes.

A batalha de Corinto foi travada pelos romanos contra Corinto e seus aliados (Liga Aqueia) em 146 a.C. A cidade, que era conhecida por sua imensa riqueza, foi destruída pelos romanos liderados por Lúcio Múmio depois de estes estabelecerem um cerco a ela.

Paulo havia pregado o evangelho em Corinto por quase dois anos (ver Atos 18:1–8) e organizou um ramo da Igreja ali (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”).

Nessa epístola, Paulo deixa claro que faltava união aos membros da Igreja naquela cidade e que algumas crenças e práticas pagãs começavam a influenciar a maneira como observavam os princípios e as ordenanças do evangelho (ver 1 Coríntios 1:11; 6:1–8; 10:20–22; 11:18–22).

1. Natural ou habitante de Corinto, cidade grega. 2. Relativo a Corinto.

A primeira carta aos coríntios ensina, adverte e até repreende quanto a vários problemas e questões que se levantaram na igreja. Desde que o ensinamento de Paulo era o mesmo em todas as igrejas (4:17), ele endereçava a carta tanto à igreja de Deus em Corinto como àqueles que invocam o Senhor em todos os lugares (1:2).

De Atenas partiu para Corinto onde ficou cerca de um ano e meio e fundou um dos mais importantes centros do cristianismo.

Corinto e suas divisões
Nos anos iniciais do cristianismo, Corinto demonstrou ser uma comunidade bem complexa e difícil nos escritos paulinos, membros chegaram a questionar a autoridade da pregação do Paulo em I Carta aos Coríntios, sendo que além de alcunha de apóstolo também era fundador dessa comunidade cristã.

Apolo era um servo de Deus, eloquente e poderoso nas escrituras (Atos 18:24–28). Ele ministrou na cidade de Corinto depois da partida de Paulo para a Síria (em Atos 18:18 até Atos 19:1). Era natural de Alexandria, Egito, um eficaz expositor das sagradas escrituras, e um fluente orador (Atos 18:28).

O livro de 2 Coríntios foi escrito para os membros da Igreja em Corinto. Enquanto Paulo estava na Macedônia durante sua terceira viagem missionária, Tito trouxe-lhe notícias de Corinto dizendo-lhe que uma carta anterior que ele tinha enviado foi bem recebida pelos santos lá (ver 2 Coríntios 7:6–13).

Corinto é uma cidade grega que surgiu na Era Neolítica mas na mitologia grega, diz que foi fundada por Corinto, filho de Zeus, e que Éfira, filha do Oceano, foi a primeira moradora. Sua economia se baseava no comércio marítimo e já foi bastante rica. Haviam dois grandes templos: o de Afrodite e o de Apolo.

Em uma sagrada experiência registrada em 2 Coríntios 12:2–4, Paulo descreveu a si mesmo como “um homem em Cristo” que foi “arrebatado até o terceiro céu”, onde viu e ouviu coisas inexprimíveis.

4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

O Coríntio é um Pesadelo feito carne criado pelo Perpétuo Sonho, também conhecido como Morpheus ou Sandman, em seu reino chamado Sonhar. Sua função é perseguir os sonhadores e amedrontá-los em seus sonhos. No mundo desperto, após o aprisionamento de Morpheus, Coríntio se torna por conta própria um serial killer.

A data provável que a epístola foi escrita teria sido por volta do ano 55, quando Paulo encontrava-se na cidade de Éfeso em sua terceira viagem missionária Atos 19:1; Atos 20:1).

Em Damasco, ao pregar nas sinagogas, despertou-lhe a vocação apostólica. Pouco depois retirou-se ao deserto, talvez para se preparar, espiritual e teologicamente, em alguma comunidade judaica-cristã. Ali permaneceu 13 anos!

Assim era lembrada pelo Apóstolo Paulo a casa de Priscila e Áquila em Corinto. O casal é citado seis vezes na Bíblia, sempre unido. Os poucos dados sobre eles estão nas Cartas do Apóstolo dos Gentios e nos Atos, quando Paulo elogia seus amigos e companheiros na missão de espalhar a fé em Cristo.