Porque é que a tosse piora à noite?

Perguntado por: oornelas . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

O ar seco, especialmente em ambientes fechados no período noturno, pode levar ao ressecamento da garganta e causar a tosse seca constante, que piora à noite.

A tosse piora à noite, pois quando o indivíduo se deita, a drenagem das secreções das vias respiratórias fica mais difícil, favorecendo o seu acúmulo e estimulando a tosse.

Para tratar a tosse seca, um ótimo remédio caseiro é o chá de gengibre com limão, que possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a irritação na garganta e nos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas e aliviar a tosse seca.

Saiba o que fazer para tratar a tosse seca noturna infantil a seguir:

  1. Cuidados com a alimentação antes de dormir. ...
  2. Prepare um banho quente. ...
  3. Deixe o quarto bem limpo, livre de poeira e cheiros fortes. ...
  4. Umedeça o ar ambiente ou faça uma nebulização. ...
  5. Deixe a cabeça elevada em relação ao corpo.

Na pneumonia, costuma haver febre alta, acima de 38ºC, enquanto resfriados provocam febre baixa. A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

Quando a tosse é preocupante, ela apresenta algum dos fatores descritos a seguir:

  1. presença de sangue ao tossir;
  2. dificuldade em respirar;
  3. dores no peito;
  4. inchaço nas laterais do pescoço;
  5. aumento de intensidade das crises;
  6. duração superior a três semanas;
  7. tosse e febre alta persistentes.

Alguns exemplos de xaropes usados para tratar a tosse seca e alérgica são:

  • Dropropizina (Vibral, Atossion, Notuss);
  • Cloridrato de clobutinol + succinato de doxilamina (Hytos Plus);
  • Levodropropizina (Antux).

Quando deitamos, a tosse pode aumentar por uma razão curiosa: a gravidade. Com o corpo na horizontal, o muco pode incomodar mais a região pulmonar. Uma maneira de amenizar essa situação é dormir em uma posição mais elevada, utilizando travesseiros para deixar a parte superior do corpo mais inclinada.

Então, fique de olho nos sinais de alerta e consulte um médico se a tosse: vier acompanhada por febre persistente, que dure três dias ou mais. apresentar associação com perda de peso ou muco com sangue. piorar depois que o tratamento de uma doença tiver terminado.

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.

Tosse excessiva pode causar rouquidão
É possível ocorrer broncoespasmo, desconforto respiratório, além de fraturas de costelas, perfuração da traqueia, dos brônquios e dos pulmões, levando a complicações sérias e que colocam a vida em risco, como pneumotórax e pneumomediastino.

Como o catarro é majoritariamente água, ele é arrancado das paredes da garganta, atraído pelo sódio. Além disso, o sal é antisséptico e ajuda a matar as bactérias que estão infectando a garganta.

No peito para acalmar a tosse. No pescoço para que, ao inalar seus vapores medicinais, eles aliviem a congestão nasal e facilitema respiração. Nas costas para que a sensação de calor oferecida por Vick Vaporub ajude a acalmar o mal-estar muscular que acompanha gripes e resfriados.

A Loratadina é um princípio ativo muito utilizado para tratamento de diversos sintomas relacionados a alergia, como a rinite alérgica, que podem causar tosses secas, por diversos fatores externos no nosso dia a dia.

A tosse seca, associada a uma gripe leve ou resfriado, tende a durar uma média de três ou quatro dias. No entanto, casos mais graves podem durar entre três e oito semanas. É recomendável realizar uma consulta médica para obter o diagnóstico completo.

Saiba os sintomas da bronquite
Na forma aguda, a tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro). Já na forma crônica, ela se apresenta sempre produtiva, com uma expectoração que muda a sua coloração, sendo clara no início e amarelada com o avanço da enfermidade.