Porque Esaú desprezou primogenitura?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

De que serve a primogenitura para um homem faminto?” Agora, se ele estava realmente faminto ou só exagerando, não sabemos ao certo. De qualquer maneira, eles fizeram a troca. Ao fazer isso, Esaú “desprezou” sua primogenitura, ou mostrou que ele realmente não se importava muito com o assunto.

Ele foi chamado de Rúben. Por ser o filho mais velho de Jacó, receberia a bênção da primogenitura. Só que a sua desconsideração para com Deus, o fez perder esse direito à bênção.

Na Bíblia Cristã, o filho primogênito também carrega uma imagem de grande importância, devido ao fato de ser o primeiro representante de uma linha de descendências. Os filhos mais velhos recebiam o dom da primogenitura, ou seja, quando os chefes de família morriam eram os primogênitos a assumir esta posição e comandar.

“Nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.

Um filho que possuía a primogenitura herdava não apenas as terras e as possessões do pai, mas também a posição do pai como líder espiritual da família e a “autoridade para presidir” (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Birthright”).

Como resultado, o filho primogênito tornava-se o herdeiro principal da família. Ele, geralmente, herdava mais posses do que os outros irmãos. Além disso, também recebia uma série de privilégios, dentre os quais, a posição de chefe social e espiritual da família.

Está no livro de Gênesis, capítulo 25, versículos 29 a 34. O prato de lentilhas passou a ser o exemplo de uma venda disparatada e infeliz em que o interesse momentâneo, imediato e aflitivo passa a valer mais que todos os outros interesses permanentes, definitivos e coerentes; troca-se oitenta por oito, ou nem isto.

Rubem deveria ter recebido a bênção mais importante porque ele era o primogênito, no entanto, ele contaminou o leito de seu pai quando ele “dormiu com Bila, concubina de seu pai”. Por isso, ele perdeu os direitos de primogênito e sua descendência tornou-se um povo pastor de ovelhas, habitando a leste do rio Jordão.

Mas, o que é primogenitura, o que é unção? Primogenitura significa primazia, primícias; e unção é o símbolo do Espírito Santo. Todavia, Deus está procurando pessoas que acreditam e se colocam à sua disposição.

Significado de Primogenitura
substantivo feminino Prioridade de nascimento entre irmãos. Direito de primogenitura, vantagem que tinha o primogênito sobre os demais irmãos na sucessão ou herança dos pais.

Após tramar diversos planos para se vingar de Jacó, Esaú acabou perdoando o irmão após sua volta a Canaã. Eles se abraçaram e deixaram todas as desavenças para trás. Depois, Esaú apareceu em sua última cena, ao lado de sua família, dizendo que estava partindo para as montanhas.

No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30). Os dois eram filhos de Isaac e Rebeca. Esaú, o preferido do pai, tinha vocação rural, era caçador.

A importância de medir as consequências dos nossos atos
A atitude de Esaú em relação à primogenitura serve de reflexão. Por desprezar a primogenitura, ele é descrito como um homem profano: E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura (Hebreus 12;16).

Esaú era o filho preferido de Isaque.
Ele era um habilidoso caçador, que vivia percorrendo os campos. Sua personalidade contrasta drasticamente com seu irmão Jacó, já que esse é descrito como alguém calmo e que vivia entre as tendas. A Bíblia diz que Isaque gostava muito de comer das caças que seu filho lhe trazia.

Durante anos, Esaú acumulou ódio e queria vingança. Durante anos, Jacó cultivou o medo, mas se aproximou de Deus. Na noite anterior ao encontro, Jacó orou e a sua oração transformou o coração de Esaú. Esaú perdoou a Jacó.

Enquanto os israelitas estavam reunidos para confirmar Saul como seu rei, Samuel os repreendeu por sua ingratidão e os exortou a seguir o Senhor. Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse.

Gênesis 25:26 afirma que Esaú nasceu antes de Jacó, que saiu segurando o calcanhar de seu irmão mais velho como se estivesse tentando puxar Esaú de volta ao útero para que ele pudesse ser o primogênito. O nome Jacó significa que ele agarra o calcanhar, uma expressão idiomática hebraica para comportamento enganoso.

Isaque e Rebecca sabiam que Jacó seria maior que Esaú. Mas Isaque amava a Esaú, enquanto Rebecca amava a Jacó. Sabendo da promessa, Rebecca e Jacó enganaram e mentiram para Isaque para receber sua benção.