Porque eu fico torto nas fotos?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Esse “fenômeno” é comum e acontece por causa da distância focal da lente em retratos, que afeta a aparência da pessoa, achatando ou afinando o rosto.

Assim como as selfies, as câmeras de webcams e outros dispositivos de captura de imagem podem distorcer substancialmente o rosto. Webcams, inevitavelmente gravando a curtas distâncias focais, tendem a produzir um rosto no geral mais arredondado, olhos maiores e mais afastados, e um nariz mais largo.

Por mais acostumado que as pessoas estejam com o espelho, ele mostra a imagem contrária. E o que isso quer dizer? Que estamos acostumados a ver a nossa versão inversa, o que faz com que as fotos geram um estranhamento, já que o nosso rosto tende a ser assimétrico.

Esse “fenômeno” é comum e acontece por causa da distância focal da lente em retratos, que afeta a aparência da pessoa, achatando ou afinando o rosto.

As pessoas veem o oposto do que você vê no espelho. Isso ocorre porque o espelho inverte as imagens que reflete. O reflexo muda para a esquerda e para a direita em qualquer imagem que ele refletir.

Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais - ou seja, que são mais expostas.

Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo). Mesmo se essa doença afeta cerca de 2% da população (mais do que a esquizofrenia ou outros transtornos psiquiátricos), os cientistas sabem pouco sobre ela.

Falta de proporção no volume e tamanho dos lábios (assimetria labial), aspecto de boca torta, assimetria entre os dois cantos da boca. Assimetria do sorriso – a abertura da boca é maior em um dos lados da boca, expondo mais dentes e gengivas do que do lado oposto.

Traumas e patologias. Traumas e acidentes que atingem o rosto também podem trazer como consequência a assimetria facial. Além disso, abcessos, tumores faciais, condições como o bruxismo, doenças congênitas, problemas musculares e esqueléticos também podem causar a falta de proporção do rosto.

Para além de mudar o foco da pessoa ao tirar fotos, você também pode fotografar dum ângulo diferente. Você pode optar por fotografar dum lado ou duma posição mais elevada. A mudança de posição ajuda a evitar que o olho preguiçoso seja predominante e também faz com que pareça natural.

O espelho mostra sua história
O olho dos outros talvez não nos veja da mesma forma que nós nos vemos, e apesar disso, eles ainda são fundamentais para que a nossa imagem se forme. Em outras palavras, encontramos em nós, reflexos dos outros. Reflexos esses que nem podem ser nossos, mas estão ali, no nosso inconsciente.

Segundo o estudo, o nariz pode parecer até 30% maior em uma foto tirada a 30 centímetros de distância se comparada com uma foto tirada a pouco mais de 1,5 metro. Trata-se de uma ilusão de câmera, um efeito de distorção que ocorre quando a foto é capturada muito próxima ao objeto fotografado.

A pessoa precisa se concentrar na postura corporal e acaba não dando atenção pro rosto, por isso elas escondem.

  1. Aparelhos ortodônticos. As diferenças entre os dois lados do rosto podem estar relacionadas a problemas ortodônticos. ...
  2. Aplicação de botox. ...
  3. Preenchimento facial. ...
  4. Lifting sem cirurgia. ...
  5. Bichectomia. ...
  6. Cirurgia ortognática. ...
  7. 4 thoughts on “Quer saber como corrigir assimetria do rosto?

A diferença é na maioria das vezes é enorme, principalmente em relação à nitidez e cores da imagem. A câmera de trás normalmente tem menos ruído, isto é, ela é mais limpa.

Verifique se o aparelho filma em HD, Full HD ou Ultra HD (4K). Se o que você busca é um celular com câmera boa, ele precisa ter resolução de vídeo alta, ou seja, Full HD ou 4k. Para profissionais, já existe até smartphone que filma em 8k.

As pessoas não têm uma percepção da imagem como no espelho, é sim como uma câmera traseira do celular. Nossos olhos, como os de muitos animais, têm órgãos que agem como lentes e formam imagens invertidas que o cérebro endireita. Ou seja: registramos o mundo de cabeça para baixo.

O espelho plano reflete, ponto a ponto, exatamente a imagem que está voltada para ele. A única inversão que ocorre é no plano perpendicular, num giro de 180 graus. Quando uma pessoa levanta a mão direita tem a sensação de que a imagem refletida no espelho ergueu a mão esquerda porque a imagem está de frente para ela.

Uma espécie de sentimento ou estado de que NÃO consigo me olhar no espelho é algo realmente sério e merece a nossa atenção. Esse comportamento de negação da própria imagem traz indícios de não aceitação, de baixa confiança e também de baixa estima.