Porque eu não consigo ser organizado?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Pessoas que não tem tempo para se organizar geralmente são pessoas que procrastinam, que não sabem administrar o seu tempo, que acabam se distraindo de suas obrigações e tarefas muito facilmente.

Confira a seguir 5 hábitos que você deve introduzir na sua rotina para ser mais organizado

  1. 1) Procure limpar frequentemente o seu ambiente de estudos/trabalho. ...
  2. 2) Defina as suas atividades ao longo do dia. ...
  3. 3) Separe lugares certos para guardar cada objeto. ...
  4. 4) Priorize as suas tarefas. ...
  5. 5) Procure manter a pontualidade.

Saiba: a desorganização pode ser um sinal de transtorno na saúde mental. Depressão, ansiedade e estresse estão entre os problemas relacionados a ambientes e tarefas confusos.

Pessoas desorganizadas são mais estressadas, vivem com aquela sensação de fazer mil coisas ao mesmo tempo mas nenhuma delas direito e têm dificuldade em lidar com as adversidades pois seu dia a dia já é tão conturbado que pequenos imprevistos tornam-se grandes obstáculos.

O desorganizado tende a não administrar bem o seu tempo. Muitas vezes, perde compromissos importantes por achar que tem uma mente de elefante capaz de memorizar e deixa de anotar. Não cumprir com horários de compromissos também ocorre devido à má gestão do tempo.

  1. Utilize técnicas de autoconhecimento.
  2. Tenha clareza do que você quer melhorar.
  3. Seja mais proativo e menos acomodado.
  4. Estude, estude e estude mais um pouco.
  5. Pense no impacto que quer ter na vida dos outros.
  6. Peça feedbacks aos que estão ao seu redor.

Algumas dicas podem ajudar:

  1. Crie uma rotina da manhã Muitas empresas e pessoas tiveram que reinventar o modo de trabalho e estudo, tornado a casa no seu ambiente de trabalho. ...
  2. Pratique exercícios físicos. ...
  3. Comer, beber e dormir bem. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Filtre seus pensamentos. ...
  6. Leia. ...
  7. Experiências solo.

O cérebro humano tem a capacidade de ficar concentrado em algo por, em média, 30 minutos. O número também pode chegar a 90 minutos – ou nem atingir o tempo de um episódio de sitcom direito.

Quem é organizado tem o hábito de escrever suas pendências, listar as tarefas e colocá-las em ordem de prioridade. Essa atitude traz segurança e diminui a possibilidade de esquecimento. E não só isso, anotar tudo que é fundamental faz com que você evite de esquecer coisas importantes que precisam ser feitas.

Significado de metódico: 1. Pessoa que é muito organizada, certinha, que procede com método, fi...

Dicas para deixar de ser bagunceiro

  1. Organize seus espaços. O objetivo desta organização é encontrar itens com facilidade. ...
  2. Se tirar do lugar, devolva. ...
  3. Utilize organizadores. ...
  4. Lembre-se de seus compromissos. ...
  5. Mantenha a limpeza em dia.

No caso dos adultos também – já que, diante da bagunça, fica mais difícil encontrar o que se precisa, otimizar o tempo e situar os pensamentos, o que pode gerar grande estresse. Também surge o sentimento de ter menos controle sobre o ambiente, deixando o clima da casa mais tenso e levando à ansiedade ou depressão.

Converse sobre a bagunça e a organização de espaços
Ignorar o problema não trará uma solução. É preciso que os dois enfrentem essa situação juntos, porém, dificilmente o desorganizado vai tomar a atitude de mudar se não estiver ciente do incomodo que aquilo está causando.

Que ou quem tem pouca organização ou pouco método no que faz.

A desorganização pode surgir tanto da falta de tempo quanto da falta de vontade, ou, ainda, quando a pessoa considera que têm coisas mais importantes para fazer e a organização vai ficando de lado.

Um estudo, da Escola de Administração da Universidade de Minnesota, nos EUA, mostrou que espaços desordenados aumentam a criatividade e a inovação. Lugares organizados e muito limpos, pelo contrário, fazem com que as pessoas tenham medo de se arriscar e de pensar “fora da caixa”.

Se tem uma mesa desarrumada, provavelmente será julgado, mas não se preocupe – você é mais inteligente e criativo. Um estudo da Universidade de Minnesota mostrou que ser 'desorganizado' promove o pensamento criativo e estimula novas ideias.

A estagnação acontece quando sentimos estar parados no tempo, incapazes de evoluir, sem compreender exatamente o porquê. Ela pode afetar diversas áreas da vida, como a vida financeira, amorosa e emocional. Por mais que se tente se livrar dessa sensação desagradável, ela parece nos perseguir.

Simplesmente mudamos nossa atenção de uma tarefa para outra muito rapidamente, o que poderia ter consequências no funcionamento de nosso cérebro. Quando mudamos de uma atividade para outra, o cérebro usa glicose e oxigênio e, à medida que estes se esgotam, a pessoa fica com uma sensação de sonolência e desorientação.