Porque eu não lembro dos meus sonhos?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

É possível, sim, que haja certa constipação de sonhos, ou seja, pessoas que sonham realmente pouco. Em geral, isso estará atrelado a algumas situações específicas, como idade muito avançada, algum tipo de transtorno mental ou trauma que tenha afetado as regiões do cérebro envolvidas organicamente na produção onírica.

Anote que pessoa estava presente no sonho, assim como qual animal ou objeto, por exemplo. Escreva também sobre o cenário no qual seu sonho aconteceu. Isso é o suficiente para, quando acordar, se lembrar do que sonhou e complementar em detalhes o que recordar. Se preferir, anote logo pela manhã o sonho completo.

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono. Os antidepressivos podem inibir o sono REM no início do tratamento, mas aos poucos ele vai sendo recuperado.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

Um dos principais motivos de desistir dos sonhos é não querer se aprimorar para seguir até ele. Muitos desistem no meio do caminho pois querem o resultado muito mais do que aprender algum tipo de nova habilidade, que por sua vez, pode ser determinante pra ter uma trajetória bem-sucedida.

Sonhos lúcidos são aqueles em que você está consciente de que está sonhando. Diferentemente dos sonhos comuns, nos quais você age de forma automática e não questiona a realidade ao seu redor, nos sonhos lúcidos você possui a capacidade de reconhecer que está em um mundo onírico e pode exercer controle sobre ele.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Pesquisas já apontaram que temos de cinco a seis ciclos de sono e, cada um deles, passa pelas fases 1, 2, 3 e REM. Como já apresentado, na fase REM, temos pelo menos um sonho, ou seja, todas as noites, temos cerca de cinco a seis sonhos.

Como ter bons sonhos na hora de dormir? Confira essas 7 dicas!

  1. Cuide da higiene do sono. ...
  2. Pratique exercício físico. ...
  3. Tenha um ritual do sono. ...
  4. Evite álcool. ...
  5. Faça refeições leves. ...
  6. Cuide da posição de dormir. ...
  7. Gerencie a sua ansiedade.

Os sonhos podem indicar uma carência afetiva e emocional
É totalmente normal sonharmos com aquele crush que está na nossa cabeça o tempo todo. Sonhar com uma paquera demostra imaturidade emocional e carência afetiva. Porém, há outras interpretações reveladoras que tem um lado positivo e negativo na relação imaginária.

O sonho muitas vezes é nebuloso porque não segue uma sequência lógica, mas ele está totalmente relacionado ao nosso dia a dia. “É uma releitura. Existem algumas teorias de que o sonho inclusive ajuda na fixação da memória; é como se você vivesse em primeira pessoa aquilo que você viu ou presenciou durante o dia.

Durante a noite, o cérebro passa por dois estágios: o sono não-REM, que envolve o movimento rápido dos olhos, e o REM. Sonhamos em ambos momentos, mas os sonhos do período REM são mais intensos. Isso acontece porque esse é o período em que há maior atividade cerebral.

Por exemplo, muitos pacientes deprimidos costumam ser relativamente passivos em seus sonhos, que costumam ser menos bizarros do que o normal; e, ao acordar, os pacientes deprimidos relatam menor frequência de recordação e relatos de sonhos menos detalhados.

O que significa ter sonhos repetidos
Embora alguns sonhos repetidos possam ser positivos, a maior parte deles têm a mesma função: são um alerta! É por isso que eles merecem atenção especial, porque revelam que há uma situação ou um medo que está afligindo o sonhador e ele não consegue superar isso.

Sonhos Proféticos
Estes são mais raros, pois aparecem como uma premonição do futuro.