Porque eu te tomo pela mão direita?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo. Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.

E te sustento com a destra da minha justiça: significa que Deus nos sustentará em todos os momentos difíceis. Ele é justo e não permitirá que nada de ruim nos aconteça. Podemos confiar Nele completamente, pois Ele é fiel e nunca falhará.

Essa é a condição: devemos fazer a nossa parte obedecendo à Palavra de Deus, essa é a nossa responsabilidade. No versículo de Josué 1:9, Deus pede para Josué se esforçar, Ele disse que o ajudaria: Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso!

Estar nas mãos de Deus sugere que não apenas estamos sob Seus cuidados, mas que também somos amparados e protegidos por Seu extraordinário poder. Do princípio ao fim das escrituras, existem referências à mão do Senhor. Sua assistência divina é testemunhada repetidamente.

A pessoa que costuma usar a mão direita ou a perna direita, por conseguinte, é destra. Pelo contrário, quem usa com maior frequência a mão esquerda ou a perna esquerda chama-se esquerdino.

No livro bíblico de Mateus 6 fala " o que uma mão faz a outra não precisa saber", afinal, o que fazemos pelas outras pessoas não deveria ser colocado em uma vitrine de boas ações em rede mundial.

Isaías 41. O Senhor diz a Israel: Sois meus servos, Eu vos preservarei — Os ídolos nada são — Serão anunciadas boas novas a Jerusalém. 1 Calai-vos perante mim, ó ilhas, e os povos renovem as forças; cheguem-se, e então falem; cheguemo-nos ajuntos a juízo.

Deus toca com sua mão nossas almas muito mais que aos nossos corpos: “a mão de Deus estava com ele”, sim, mas também conosco, porque Deus quer engendrar em cada um de nós um homem novo, mediante a humildade, o crescimento de nossa fé e de nossa confiança, por meio de uma doação e uma entrega generosa, porque sem amor ...

Nós não precisamos ser justiceiros nem fazer justiça com as próprias mãos, mas o nosso coração não pode se calar diante de qualquer injustiça. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”. A justiça vem junto da misericórdia.

A justiça de Deus prolonga a sua verdade e fidelidade: consiste em Ele cumprir os seus compromissos dentro da aliança com o seu povo e em manifestar assim a sua fidelidade à aliança. O que atesta a justiça de Deus é o cumprimento das suas promessas (postas pela fé na sua boca).

Mão direita. Palavra usada com uma figura de linguagem, para indicar habilidade poder ou autoridade, intimidade, lugar de honra próxima de alguém.

Este versículo em outras versões da Bíblia
10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

A expressão “tem bom ânimo” traduz um vocábulo que transmite a ideia de ser corajoso, bravo, resoluto, sólido ou audacioso. Certamente a frase: “Esforça-te e tem bom ânimo” é uma repetição proposital.

As palavras de Paulo em 2 Coríntios 12:10 são impressionantes, refletindo uma maturidade espiritual que poucos alcançam: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte."