Porque houve manifestações em 2013?

Perguntado por: agois . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Reivindicou principalmente a tarifa zero nos transportes públicos, o fim da violência policial, maior investimentos em serviços públicos, assim como reivindicações trabalhistas e classistas.

Manifestações populares ocorreram em todas as regiões do Brasil no dia 13 de março de 2016 tendo como principais objetivos protestar contra o Governo Dilma Rousseff e a corrupção. Foi o maior ato sobre política na história do Brasil, superando as Diretas já.

As manifestações golpistas no Brasil em 2022 constituem uma série de protestos, bloqueios em rodovias e atos terroristas que começaram logo após a finalização da eleição presidencial, em 30 de outubro.

Manifestar é o ato de expor, apresentar, declarar, tornar visível, publicar. A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a Ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões. Assim, pode auxiliar o Poder Público a aprimorar a gestão de políticas e serviços, ou a combater a prática de atos ilícitos.

Os caras-pintadas foi o movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992 que teve, como objetivo principal, o impeachment do presidente do Brasil na época, Fernando Collor de Mello.

As Jornadas de Junho foram uma série de mobilizações de massa ocorridas simultaneamente em mais de quinhentas cidades do Brasil no ano de 2013. Pode-se caracterizar como a primeira insurreição ou levante popular de proporções realmente nacionais no país, tendo acontecido em todas suas regiões.

As primeiras manifestações artísticas datam do período rupestre e hoje existem vários tipos de arte que desenvolvemos para externalizar sentimentos e ideias. Os homens - e mulheres - das cavernas já pintavam nas paredes elementos ilustrativos que serviam como forma de comunicação e atividade ritualística.

O primeiro protesto do Brasil foi a Revolta da Cachaça. Em 1660, produtores de aguardente do Rio de Janeiro se manifestaram contra novos impostos, enquanto o governador da capitania estava fora da cidade. "A ideia de que às vezes é justo ser contra o governo surgiu na Reforma Protestante", afirma Schilling.

Quais as mais importantes manifestações populares no Brasil? Falando em Brasil, também separamos três grandes manifestações populares. São elas: o populismo, as Diretas Já! e as Jornadas de Junho.

Art . 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos têrmos da lei, pelos abusos que cometer.

Em 31 de agosto de 2016, Dilma Rousseff foi afastada do cargo de Presidente da República após três meses de tramitação do processo iniciado no Senado, que culminou com uma votação em plenário resultando em 61 votos a favor e 20 contra o impedimento.

Os protestos no Brasil em 7 de setembro de 2021 foram protestos que ocorreram por todo o território nacional durante o feriado do dia da independência do país. Foram marcadas manifestações pelo lado governista e pela oposição ao Governo Jair Bolsonaro.

De maneira simplificada, pode-se dizer que a formação cultural do Brasil é o resultado da miscigenação entre o indígena, o negro e o imigrante europeu. Mas também vieram para o Brasil, povos de outras nacionalidades, trazendo consigo suas tradições e costumes, contribuindo para essa enorme pluralidade.

Ditadura militar (1964–1985)
Seguiram-se comícios nos mais distintos municípios brasileiros, os maiores deles ocorridos em abril de 1984: na Candelária, no Rio de Janeiro, com cerca de 1 milhão de pessoas, e no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, com aproximadamente 1,5 milhão.

Protesto contra “abusos de poder do STF"
O ato dos caminhoneiros seria uma demonstração de protesto contra “abusos de poder do Supremo Tribunal Federal (STF)”, que está culminando com uma insatisfação “já acumulada”.

O estudo das manifestações populares permite compreender novas formas de ver e pensar a cultura, pois elas representam mais do que simplesmente uma expressão local, mas também as formas de pensar e sentir de um povo e o modo como estes elementos se modificam com o passar do tempo.