Porque japonês dá dinheiro no velório?

Perguntado por: rlancastre . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Trata-se de um sinal de agradecimento por aquela família ter vindo orar pelo seu ente querido.

No Japão, quase 100% dos mortos são cremados, e a urna com as cinzas é entregue aos familiares, após uma série de procedimentos (do funeral à cremação) que pode custar perto de R$ 100 mil.

Os japoneses têm o sincretismo religioso como marca. Suas principais crenças têm raízes no xintoísmo e budismo, mas coexistem com outras religiões, até mesmo com a cristã. Diferente do que ocorre no Ocidente, no Japão, não há pregações religiosas e a religião não é vista como doutrina, mas um modo de vida.

Na cultura japonesa, a prática do Okaeshi que na sua tradução significa retribuição, é uma tradição cultivada até hoje.!

É o momento em que o falecido recebe a visita de amigos e parentes, que prestam suas condolências. Incensos são queimados e os amigos despedem-se do falecido. No Japão, é comum vestir-se de preto para ir a velórios. Os homens usam ternos, sapatos e gravata preta com camisa branca.

No Brasil, por exemplo, o preto pode significar luto e o branco sinônimo para paz, leveza e elegância.

O “ne” japonês (que não leva acento agudo) equivale, às vezes, ao nosso “não é”, mas é empregado também, e principalmente, nas expressões coloquiais, para enfatizar o que se disse antes. Na frase “Kyoo wa ii tenki desu ne” (Hoje o tempo está bom, não é?), teríamos um exemplo do primeiro caso.

O “ne” japonês (que não leva acento agudo) equivale, às vezes, ao nosso “não é”, mas é empregado também, e principalmente, nas expressões coloquiais, para enfatizar o que se disse antes. Na frase “Kyoo wa ii tenki desu ne” (Hoje o tempo está bom, não é?), teríamos um exemplo do primeiro caso.

"Eu" em japonês é WATASHI, e "japonesa" é NIHON-JIN. Assim, "Eu sou japonesa" fica desta maneira: WATASHI WA NIHON-JIN DESU.

Para demonstrar respeito à pessoa falecida e condolências à família, entrega-se o “koden” (ou mais formalmente chamado “gokoden”), que é um envelope contendo dinheiro para contribuir com os gastos de funeral e missas.

Ao contrário do senso comum, ser cremado pode ser mais barato do que ser enterrado.

O que é um funeral? Enquanto o velório está relacionado especificamente ao primeiro momento da cerimônia, o funeral é a cerimônia completa, ou seja, desde o velório até o sepultamento ou cremação do corpo.

ta no kami

Existe o ta no kami, ou deus dos arrozais, o qual é adorado durante o tempo das plantações e nos festivais das colheitas. E existe o ikigami, que são deidades humanas. Os kami que mais se assemelha com os deuses segundo o padrão ocidental são as divindades celestiais que residem no Takamagahara (Alto Plano Celestial).

Quanto às religiões mais tradicionais do Japão que estão presentes no Rio Grande do Sul, podemos mencionar duas seitas budistas: a primeira, “Jodo Shinshu”, fundado no Japão no século XII, possuem como adeptos maioria dos japoneses imigrantes.

quimono

Tradições no Japão
Outra tradição muito conhecida diz respeito às vestimentas. O quimono e a yukata são peças essenciais para os japoneses, principalmente quando eles querem homenagear entes queridos que se foram ou vão participar de algum ritual tradicional, como o ritual do chá.

É também a cor preferida dos japoneses. AMARELO: Historicamente, o amarelo tem-se afirmado como a cor menos apreciada no Ocidente. Porquê? Graças à concorrência do dourado que lhe "usurpou" os significados positivos como a luz, a energia, a vida e a força.

No Japão a cor rosa é um sinal de masculinidade e na Índia significa boas-vindas, mas no fundo parece não ser uma cor muito querida por nenhum dos sexos aqui no Ocidente.

A bandeira do Japão possui apenas duas cores: Cor branca: simboliza a pureza. Cor vermelha: remete à sinceridade.

Ao todo, o funeral pode custar de 2 milhões a 10 milhões de ienes, entre 75 mil e 380 mil reais. Um valor alto, mesmo quando dividido entre os familiares. Como auxílio, o governo japonês oferece um reembolso de até 70 mil ienes, em torno de 2600 reais.

(Konotabi wa goshushosama desu) a frase de aceita meu simples e sincero pêsames Mas por mais próximos que sejamos do falecido é difícil expressar nossos sentimentos de condolência .