Porque Judá foi para o exílio?

Perguntado por: ipaz6 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

O então rei de Judá, Joaquin (597), que herdara há poucos meses um reino em guerra contra a maior potencia de então, paga, juntamente com sua corte e boa parte da elite de Judá, pela errônea decisão de seu pai, Joaquim (608-598), de revoltar-se contra o domínio da Babilônia. Assim, parte da elite judaíta é deportada.

“O exílio representou o trágico fim da independência nacional com a queda da dinastia davídica no reino de Judá. O exílio não só abriu um novo capítulo na história da formação da Bíblia, como também na história do povo judeu após a volta do exílio” (Scardelai).

A experiência do reino de Judá no cativeiro é uma triste lição para todos os crentes. Quando os “falsos deuses” ocupam o coração de uma pessoa, ela se torna cativa de suas escolhas erradas. A boa notícia é que, pela misericórdia de Deus, Judá retornou à sua Terra Prometida.

Os textos proféticos do Antigo Testamento do período pós-exílio babilónico são por vezes chamados de “profetas pós-exílicos”. Normalmente, esse termo refere: Deutero-Isaías, Trito-Isaías, Joel, Obadias, Ageu, Zacarias e ...

Reflete-se sobre o cativeiro do povo judeu na Babilônia, que teria durado cerca de setenta anos, segundo a Bíblia, tendo por recorte temático a escravidão, dotada de significado diverso na Antiguidade.

Exílio é o estado de ser forçado a sair de sua terra natal (ou seja, vila, cidade, estado, província, território ou até mesmo país) e incapaz de retornar. Pessoas (ou corporações e até governos) podem estar no exílio por motivos legais ou outros.

A tragédia na família do filho de Israel (Petrônio Gontijo) começará logo depois do casamento de Er com Tamar (Juliana Xavier). Violento, o rapaz agredirá a mulher ainda na noite de núpcias, e a violência doméstica passará a ser constante na rotina da jovem.

O chamado Cativeiro da Babilônia durou quase meio século e só chegou ao fim quando o rei persa Ciro I libertou os judeus.

Cercado durante alguns meses, Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).

Não apenas rejeitaram as águas vivas (o Deus vivo), mas suas cisternas (reservatórios de água), que simbolizavam sua vida espiritual, tinham buracos e não podiam conter água. Em outras palavras, sua vida estava tão cheia de pecados que não podiam receber as bênçãos do Senhor.

Tendo Ciro, rei da Pérsia, conquistado todo o Oriente, permitiu que os judeus retornassem ao… Quanto tempo durou e como viveram os judeus no cativeiro da Babilônia? O cativeiro durou 70 anos, conforme havia sido profetizado pela boca de Jeremias (cf. 2Crônicas…

Após o exílio os judeus foram reintegrados a Palestina pelos Persas. Em 539 a.C. o Império Babilônico encontra seu fim perante esse povo. A questão primordial e central de Israel no pós-exílio se tornou existencial.

Exílio em Babilônia, Cativeiro em Babilônia ou Exílio Babilônico é o nome geralmente usado para designar a deportação em massa e exílio dos judeus do antigo Reino de Judá para a Babilônia por Nabucodonosor II.

9 sinônimos de exílio para 2 sentidos da palavra exílio: 1 retiro, solidão, ermo. 2 banimento, degredo, deportação, desterro, expatriação, proscrição.

Exílio é um termo utilizado para designar a pessoa que está longe de seu local de origem, ou seja, expatriada, por vontade própria ou à força. As palavras banimento, degredo e desterro costumam ser utilizadas como sinônimos de exílio, embora possa haver diferenças em seus significados.

Por que os filhos de Judá morreram? No caso da morte do primogênito Er, a Bíblia diz que o rapaz era mau aos olhos de Deus e que por isso o soberano resolveu matá-lo. Já Onã, o jovem desobedeceu e também desagradou a Deus.

Judá é referido na bíblia como um dos filhos de Jacó que recebeu uma bênção especial de Deus, que atingiria também todos os seus descendentes. De acordo com a árvore genealógica descrita na bíblia, José, marido de Maria e pai terrestre de Jesus Cristo, é descendente direto da tribo de Judá.

Jeremias (627-580). Sofonias (640-600). Naum (600?), Habacuque (605-598).