Porque Judá perdeu tudo?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Judá perde toda a sua família após uma interferência divina. "Er, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, por isso o Senhor o matou". (Gn. 38:7).

Tomado pela culpa de ter vendido José (Juliano Laham), ele decidirá ir embora do território hebreu para recomeçar sua vida em outro lugar.

Jeremias 3 contém outro exemplo de como o Senhor usou o casamento como símbolo de Seu relacionamento com Seu povo do convênio. Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

O Reino de Israel foi destruído pelos Assírios (722 AC) e o seu povo foi levado ao exílio e ao esquecimento. Mais de cem anos depois, a Babilónia conquistou o Reino de Judá, exilando a maioria dos seus habitantes e destruindo Jerusalém e o Templo (586 AC).

Er morreu durante uma briga com o pai, Judá e o primogênito saíram no braço depois que o personagem de Thiago Rodrigues descobriu que o filho havia batido na esposa. Os dois discutiram muito, até que o rapaz começou a passar mal, sentiu falta de ar e caiu no chão. Pouco depois ele já estava morto.

Jeremias 37–44 é em sua maior parte histórica. Essa seção descreve brevemente a história de Jeremias na época em que Judá foi destruída pela Babilônia e muitas pessoas foram levadas cativas.

Ele sugeriu que José fosse vendido como escravo à caravana de comerciantes midianitas. Foi dessa maneira que José acabou indo parar no Egito (Gênesis 37:12-28). Mais tarde, no tempo de crise, Judá foi juntamente com seus irmãos buscar auxílio no Egito.

Judá deixou o acampamento do pai após mentir sobre paradeiro de José É importante lembrar que Judá decidiu deixar o acampamento de Jacó após mentir, junto com os irmãos, a respeito do paradeiro de José.

Judá (Thiago Rodrigues) se punirá por ter vendido José (Juliano Laham) em Gênesis. Mesmo após uma expressiva passagem de tempo, o hebreu continuará a se martirizar por ter cometido o erro. O rapaz se afundará na bebida e passará a ter problemas no casamento com Muriel (Rhaisa Batista).

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

Tamar (Juliana Xavier) experimentou muito sofrimento em "Gênesis", mas vai ganhar um final feliz, depois que Judá (Thiago Rodrigues) decide mantê-la em sua família, ajudando a nora na criação dos gêmeos, que nascem nos últimos capítulos. A decisão vai deixar até mesmo o coração de Jacó (Petrônio Gontijo) quentinho.

O Reino de Judá, formado pelas tribos de Benjamim e Judá, foi controlado por Roboão, filho do rei Salomão. As dez tribos restantes formaram o Reino de Israel, dominado por Jeroboão, com capital em Samaria. Dessa maneira, a civilização hebraica se dividiu entre judeus e israelitas.

O primeiro livro de Crônicas relata que Judá casou-se com a filha de Suá, e teve três filhos: Er, Onã e Selá, dos quais Er e Onã vieram a falecer. Mais tarde, Judá teve mais dois filhos com sua nora Tamar: Perez e Zerá. É dito que, a partir destes descendentes, formou-se a tribo de Judá.

Cercado durante alguns meses, Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).

'Te amo!' A novela 'Gênesis' chega ao fim nesta noite (22) e mostra Judá (Thiago Rodrigues) e José (Juliano Laham) fazendo as pazes e o pastor entregando a progenitura ao irmão. No último capítulo da novela "Gênesis", Judá (Thiago Rodrigues) e José (Juliano Laham) vão fazer as pazes.

No texto bíblico, Manassés é execrado como o monarca mais pecaminoso do Reino de Judá (2Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai.

Atualmente é controlada pelo Estado de Israel.

Muriel (Rhaisa Batista) morrerá de tristeza após os destinos trágicos de Er (Tiago Marques) e Onã (Caio Vegatti) em Gênesis. Viúvo, Judá (Thiago Rodrigues) se desesperará com a nova desgraça, mas afogará as mágoas e viverá o luto na cama com Tamar (Juliana Xavier) na novela bíblica da Record.

Onã morre engasgado durante discussão com Tamar.

Função: governar e promover o bem estar do povo – tribo responsável pela saúde do povo, formada por médicos, enfermeiros, terapeutas e também por líderes políticos. Pertencem à tribo Judá o Rei Davi e o Senhor Jesus.

Ele aceita penhorar seu selo, cajado e cordão para conhecer a misteriosa mulher. Com o rosto coberto, Tamar chama a atenção de Judá como uma prostituta cultual. Sem dinheiro, ele aceita entregar seu cordão, cajado e selo para se deitar com a moça.