Porque lesma não gosta de sal?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Assim, ao entrar em contato com lesmas ou caracóis, o sal retira a água do corpo do molusco e causa um desequilíbrio interno. As células do animal começam a se desfazer e esse processo pode levar à morte.

“Além dos danos econômicos, também possui importância sanitária, pois pode transmitir vermes prejudiciais à saúde humana, os quais são causadores de doenças graves, que podem levar a perfuração intestinal e hemorragia abdominal, resultando, em alguns casos, em óbito”, alerta o especialista, ressaltando que não se deve ...

Use os pássaros a seu favor. Eles são os maiores predadores naturais das lesmas. Os patos, as galinhas, os tordos, as gralhas e outras espécies comuns todas gostam de um escargot no jantar.

Em caso de contato elas podem transmitir intoxicações alimentares, doenças bacterianas e virais. Portanto, quando se deparar com uma lesma, caracol ou caramujo, mantenha a distância e nada de tocá-la.

Abaixo, algumas doenças transmitidas por lesmas e caramujos:

  • Angiostrongilíase meningoencefálica humana;
  • Angiostrongilíase abdominal;
  • Esquistossomose;
  • Fasciolose.

A boca da lesma preta possui perto de 27 mil dentes. Na cabeça tem dois conjuntos de tentáculos, um pequemo e outro grande.

“As lesmas preferem ambientes úmidos. Após as chuvas de verão, elas proliferam com facilidade nos jardins. Quanto mais escuro e úmido o local, melhor para elas. Esse animal é uma praga que pode ser controlada de forma orgânica e natural”, explica a engenheira agrônoma Fabiana Fróes.

As lesmas são moluscos que apresentam redução ou ausência total de concha calcária. Esses organismos são dotados de pé, manto e cabeça e, nesta, tem dois pares de tentáculos, sendo um mais longo dotado de olhos nas extremidades e, no outro, estão os órgãos do olfato.

Além dos mencionados, serve também para proteger seus ovos, mantendo-os úmidos e longe dos predadores, graças a uma substância repelente conhecida como "miriamin". Se você se pergunta se pode pegar lesma na mão, destacamos que não há relatos de que ela cause qualquer toxicidade em humanos apenas pelo toque.

Para eliminá-los, polvilhe sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso ou do local, o que cria uma barreira também para as formigas. No entanto, cuidado com o sal, muito conhecido no combate contra as lesmas, já que pode salinizar o solo e prejudicar as plantas.

Leia também: Ex-Spice Girls usa lesmas em tratamento facial
Ingeri-los vivos, segundo o infectologista, faz com que demorem mais para morrer com o suco gástrico. Além disso, eles podem conter toxinas, podendo levar a uma infecção generalizada e causar a morte.

Qualquer tipo de local que contenha plantas, terra ou muita umidade, sem precisar necessariamente ser um jardim, já pode se tornar um local ideal para as lesmas, principalmente se este local estiver num canto escuro. Como elas se escondem durante o dia, dificilmente você encontrará alguma na sua casa.

Autoridades de saúde recomendam não comer caracóis ou lesmas cruas, e reforçam a necessidade de lavar bem frutas e legumes para retirar as criaturas viscosas.

As lesmas se alimentam de plantas, frutas e vegetais. Se você quiser alimentar uma, você pode dar sobras de frutas e legumes que você tiver na cozinha. Você também pode dar-lhes frutas e legumes frescos, contanto que você os enxágue em água.

Tanto a cerveja quanto o leite atraem lesmas e caracóis, os quais deverão ser recolhidos e destruídos manualmente ou em água fervente. Também poderão ser colocados restos de hortaliças (talos, folhas, etc.) como atrativos, sobre jornais ou lona plástica.

Porque as lesmas deixam um rastro brilhante? A gosma que elas soltam ajuda a caminhar mais rápido. Se é que o andar de uma lesma pode ser chamado de rápido. O corpo do molusco é mole e mucoso, apropriado para a vida em ambientes úmidos, e composto por uma grande quantidade de água.

Lesmicida: o produto ideal para eliminar as lesmas
Para te ajudar a eliminar as lesmas e proteger sua casa, o Grupo Kelldrin conta com o Lesmicida 5%, uma isca granulada com atrativo resistente à água.

As lesmas podem parecer inofensivas, mas elas transmitem doenças aos cães e gatos. E podem ser perigosas! Elas são vetores, ou seja, carregam dentro ou fora do seu corpo bactérias, vírus e vermes. “Podem ocasionar desde intoxicações alimentares até doenças bacterianas e virais”, explica a veterinária Francínea Souza.

Se alojam no estomago e intestinos (trato digestivo) podendo também parasitar pulmões, coração e outros órgãos”, comenta. Na maioria das vezes, o tratamento consiste em vermífugos e outras medicações, mas sempre com indicação e orientação do médico veterinário. A Dra.