Porque mingau de aveia engorda?

Perguntado por: urocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

No entanto, a aveia engorda se consumida em grandes quantidades já que é um alimento que contém muitas calorias, por exemplo 100 g de aveia contêm 366 calorias. Por isso, é importante fazer uma dieta balanceada, com a orientação de um nutricionista, para alcançar os resultados desejados.

Esse poder emagrecedor do mingau vem do seu principal ingrediente. A aveia ajuda a perder peso porque é rica em fibras e garante saciedade, evitando a fome e controlando a compulsão. Além disso, possui minerais importantes como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E e proteínas.

Posso comer aveia todos os dias? Estudos científicos comprovam que comer cereais de grãos inteiros como a aveia, pode ter efeitos positivos na saúde. Isto ocorre porque a aveia é uma rica fonte de fibra, proteínas, vitaminas e minerais1.

Além de um possível excesso calórico, aveia demais pode causar desconforto intestinal, inchaço, diarreia e até enjoo. Então coma com moderação e aproveite todos os benefícios desse cereal que é o queridinho dos brasileiros!

Sim, já que aveia é rica em melatonina, substância responsável por induzir o corpo ao sono de acordo com o ciclo circadiano.

Como usar a aveia para emagrecer
Para ajudar a emagrecer, a aveia deve ser consumida diariamente num máximo de 3 colheres de sopa por dia, podendo ser utilizada na forma de mingau ou adicionada à frutas picadas ou amassadas, em iogurtes, sucos e vitaminas.

mingau de aveia

Para não engordar, recomenda-se comer apenas um prato raso de mingau de aveia por dia, três vezes por semana. O mingau de aveia pode ser feito com água, banana e canela em pó, que auxilia no funcionamento intestinal e pode contribuir para a perda de peso se aliado a uma alimentação equilibrada.

Sim, aveia tem glúten e, por isso, o consumo de aveia é contraindicado para quem tem a doença celíaca, que é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada na aveia (por contaminação do trigo) e em outros alimentos, que provoca dificuldade no organismo de absorver os nutrientes, vitaminas, sais minerais e ...

Você sabia que o mingau de aveia deve ser consumido ou no café da manhã ou na hora do jantar? Exatamente isso. Inclusive, você não pode se empanturrar de mingau de aveia nessas duas refeições, por isso que é recomendado que você coma um prato raso por dia.

Aveia com água ou leite
Se você tem pouco tempo para cozinhar, é fácil: beba um copo de água ou de leite com várias colheres de sopa de flocos de aveia. Basta deixá-los de molho por alguns minutos e adicionar um pouco de adoçante. Pronto, você tem um lanche saudável e baixo em gordura e calorias.

Outra versão bastante popular é o farelo de aveia, obtido a partir da casca dos grãos da aveia. É pobre em carboidratos, mas possui uma boa quantidade de fibras e proteína —por isso costuma ser a melhor opção para quem está em processo de emagrecimento.

Quantas colheres de aveia é indicado consumir diariamente? A porção recomendada é de 30 gramas por dia. Ou seja, três colheres de sopa de aveia já garantem os benefícios do cereal.

O ideal é que se opte por mingaus a base de farinha integral, pois são mais saudáveis, menos calóricos, ricos em ômega 3, reduzem colesterol, dentre outros benefícios. Alguns mercados já contam com farináceos orgânicos, que também podem ser utilizados na preparação do alimento.

Benefícios para a saúde
Melhora na função intestinal. Diminuição dos níveis de colesterol. Auxílio na sensação de saciedade.

Porque provoca inchaço no estômago? Embora não seja usual em adultos saudáveis, a aveia pode dar origem a algum inchaço gástrico, embora este efeito possa ser causado simplesmente por uma mudança repentina na dieta, passando de comer pouca fibra para comer muita ave sem um estágio de transição.

A aveia contém antioxidantes que ajudam a diminuir a pressão arterial, por isso, contribui na prevenção de casos de infarto e outros problemas cardíacos. O cereal também auxilia na saúde digestiva e atua na redução dos índices de colesterol ruim, graças à presença de uma fibra chamada beta-glucana.