Porque não chamar o empregado de colaborador?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

O discurso linguístico nunca é neutro e embute, é claro, uma ideologia. A utilização da expressão “colaboradornão é aleatória ou acidental. Ela se contrapõe a “empregado”, voz passiva do verbo empregar, ou seja, aquele que é usado, submetido em sua vontade por outrem.

Empregado é o termo utilizado com o celetista, o colaborador que tem seu contrato de trabalho regido pela CLT. Funcionário é o termo utilizado para o estatutário, o colaborador que tem seu contrato de trabalho regido por estatuto. É o caso do funcionário público civil ou militar federal, estadual e o municipal.

Converse individualmente com o colaborador
Para evitar que isso aconteça, o melhor a se fazer é chamar o colaborador para uma conversa individual, sem que mais ninguém esteja presente. Essa conversa deve ocorrer em uma sala particular, com portas fechadas, garantindo o sigilo de tudo o que for conversado.

O discurso linguístico nunca é neutro e embute, é claro, uma ideologia. A utilização da expressão “colaborador” não é aleatória ou acidental. Ela se contrapõe a “empregado”, voz passiva do verbo empregar, ou seja, aquele que é usado, submetido em sua vontade por outrem.

1 assistente, assessor, adjunto, ajudante, auxiliar, auxiliador, cooperador, cooperante, funcionário, coadjuvante, cúmplice, contribuinte, cooperário, coadjutor. Pessoa de fora da empresa que ajuda pontualmente: 2 parceiro, associado, independente, freelancer.

Associadoé um funcionário que possui um sentido de propriedade sobre o seu trabalho, que além de ser competente e leal, busca sua realização através do trabalho e tem um alto grau de comprometimento com a empresa.

co·la·bo·ra·dor |dô| 1. Pessoa que trabalha com outra em iguais circunstâncias de iniciativa. 2.

Colaborador é aquele que colabora ou ajuda o outro em suas funções. Por exemplo, você iria trabalhar para a empresa se ela parasse de pagar seu salário? Se for em uma ONG e quem trabalha lá é voluntário, colaborador é o nome perfeito. De fato as pessoas estão lá colaborando, independente da contra partida financeira.

Principais tipos de perfis de colaborador

  • Perfil de Colaborador comunicador.
  • Perfil de Colaborador analista.
  • Perfil de Colaborador executor.
  • Perfil de Colaborador planejador.

Quando um trabalhador é contratado via CLT, isso quer dizer que o emprego dele será formal, com carteira assinada, e ele terá direito aos principais benefícios da CLT como FGTS, INSS, décimo terceiro, férias, jornada de trabalho de até 08 horas diárias, e diversos outros direitos previstos nesta consolidação.

A diferença entre empregado e empregador está evidenciada e descrita na C.L.T. “Enquanto o empregado é aquele que presta serviço mediante pagamento de salário, o empregador é aquele, que assume a responsabilidade econômica e de contratações dos empegados”.

A ferramenta "Collabs" pode ser acessada por criadores de conteúdo e empresas presentes no Instagram. Na criação do post, é necessário enviar um convite para que a outra pessoa se torne coautora da publicação — o segundo perfil, por sua vez, pode aceitar ou recusar a coparticipação.

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

Constrangimento no trabalho pode ser qualquer conduta praticada por um gestor, superior hierárquico ou colega de trabalho, que cause danos a alguém decorrentes da situação vexatória, humilhante e constrangedora.