Porque não dormir com a TV ligada?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Segundo especialistas, o problema está na quantidade de luz azul-violeta emitida pelas telas. Essa luz, pode inibir a produção de melatonina (hormônio que induz ao cansaço) e causar insônia em alguns casos. Por isso, para uma melhor noite de sono o ideal é desligar sua TV antes de dormir.

Deixar a TV ligada durante o dia inteiro
Assim como qualquer outro aparelho, a TV também precisa descansar. Quando submetida a horas contínuas de uso, o eletrônico pode superaquecer e ter alguma peça danificada. Por isso, evite que a televisão fique ligada o dia inteiro todos os dias.

Televisão no quarto faz mal à saúde. A luz da tela, à noite, suprime a fabricação cerebral de um neurohormônio importantíssimo chamado melatonina. Acontece que o processo de fabricação de melatonina, no nosso cérebro, equilibra o neurotransmissor serotonina.

LCD: mínimo de 60 mil horas de uso, ou 6,8 anos se usada 24 horas por dia; LED: mínimo de 40 mil horas de uso, ou 4,5 anos se usada 24 horas por dia; OLED: mínimo de 30 mil horas de uso, ou 3,4 anos de usada 24 horas por dia.

Salas sugere que quem não consegue dormir em silêncio deve recorrer a aparelhos como pequenos ventiladores ou circuladores de ar, que provocam um pequeno ruído considerado inofensivo para a qualidade do sono. Outro problema em dormir na frente de uma tela em funcionamento é a luz.

Aparelhos eletrônicos atrapalham o sono? A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

Preste atenção ao tipo da TV
Em geral, uma TV OLED de 55 polegadas tem consumo de 98 W por hora ao dia, enquanto um modelo LED desse mesmo tamanho consome apenas 57 W.

A respeito disto, faz mal desligar a tv da tomada? Verdade. É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.

Muitas pessoas usam telas antes de dormir, mas isso pode afetar o sono. Seja a TV ou celulares, a luz azul desses dispositivos inibe a produção de melatonina, o hormônio que regula o sono. Isso pode fazer com que fique mais difícil dormir e aumentar o risco de insônia, já que você vai parar de sentir sono.

O estímulo das telas (televisão, ipad, celulares) em excesso no cérebro em desenvolvimento é associado ao déficit do funcionamento executivo e atenção, atrasos cognitivos, prejuízo da aprendizagem e aumento da impulsividade.

A melhor posição para a TV dentro do quarto é na parede oposta à cabeceira da cama. Se for uma cama de solteiro, ela pode ficar ainda na parede oposta à lateral da cama, que funciona assim como se fosse um sofá. Clique aqui para ver as distâncias ideais da TV até a cama ou sofá dependendo do tamanho do aparelho.

Dados da Aneel mostram que o seu consumo varia de 1,00 kWh a 1,50 kWh por hora - lembrando que esse valor se refere ao aparelho em funcionamento.

Os modelos de 29” são os que mais gastam (de 80 a 100 watts por mês), representando cerca de R$ 4,80 a R$ 6,60 na conta de energia. Com as TVs de LCD, o consumo de eletricidade diminui devido ao avanço tecnológico. No entanto, como as telas são maiores se comparadas aos modelos CRT, o gasto também pode aumentar.

Para evitar que a tela queime, quando o Daydream é definido como "Sleep", a TV entrará no modo de suspensão (Standby) após o tempo definido em Quando inativo, mesmo se for definido como Nunca. (Essa função não será ativada durante a reprodução de algum conteúdo, por exemplo, um Programa de TV ou filme.)