Tem problema deixar a ignição ligada?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Este é um dos erros mais comuns que prejudicam a duração da bateria dos carros. O mau uso da chave de ignição pode roubar a carga da bateria do seu automóvel e deixá-lo na estrada.

Deixar a chave de ignição ligada por muito tempo
Às vezes por puro esquecimento, você deixa a chave de ignição ligada por muito tempo. Este é um dos erros mais comuns que prejudicam a duração da bateria dos carros. O mau uso da chave de ignição pode roubar a carga da bateria do seu automóvel e deixá-lo na estrada.

A alta temperatura ou queima da bobina geralmente é provocada por anormalidades da corrente primária, ou seja, intensidade de corrente acima do normal ou tempo de ligação muito longo. As possibilidades são listadas a seguir: Tensão de alimentação (alternador) alta. Falta do pré-tensor ou resistência baixa.

Não. O sistema elétrico de um automóvel já vem dimensionado de fábrica para permitir que vários itens que consomem energia (motor de partida, bomba de combustível, gerenciamento de motor) sejam acionados simultaneamente durante a partida sem comprometimento funcional de nenhum deles.

Entre as principais causas estão os problemas no combustível, além de defeitos nas bobinas e nas velas de ignição.

Você já deve ter ouvido por aí que após virar a chave do carro é preciso esperar aquela luzinha da injeção eletrônica apagar para dar a partida. Isso é mais um mito relacionado aos automóveis. A luz, chamada de “check engine” é importante, sim, mas ela só deve ser motivo de preocupação quando permanecer ligada.

As principais causas são: Velas de ignição ou fios do terminal danificados: uma vela de ignição ruim ou fio de vela com resistência excessiva faz com que a tensão de saída da bobina suba - se exceder 35.000 volts, pode danificar o isolamento interno da bobina, causando um curto-circuito.

A mais comum é deixar a chave de ignição ligada sem fazer o motor funcionar, o que resulta em sobrecarga da bateria uma vez que o gerador/alternador não estará ativo, mas todo o sistema elétrico da moto – farol, lanterna e etc.

Ao dar uma volta, parte da lingueta entra no batente da porta. Com a segunda volta, a lingueta avança mais, tornando a fechadura mais resistente contra um empurrão, por exemplo, explica Regina Rangel, da fabricante 3F.

Por fim, quando as bobinas apresentam defeito, o veículo pode engasgar regularmente no momento da partida e em altas velocidades. Além disso, ele também pode apresentar vibração quando está em ponto morto ou parado em um sinal ou cruzamento.

Os sintomas mais comuns perceptíveis são: carro gastando além do normal, com falhas ou ruídos agudos e com desempenho abaixo do esperado – esse último motivo também pode ser por conta do combustível adulterado.

Caso haja uma centelha saindo na ponta do cabo que não encosta na bobina, mas não na parte que encosta (ou seja a que está encostada na vela), provavelmente o problema não é na bobina e sim no cilindro ou vela. Se houver centelha nas duas partes, provavelmente o cabo está danificado.

Apagando sozinha
Dirija o seu veículo normalmente, se depois de dois ou três dias a luz da injeção eletrônica não apagar no painel, aí sim é hora de levar no mecânico de confiança, porque o problema não foi solucionado ou o erro ainda tá na memória da sua ECU.

“O turbocompressor trabalha de forma independente do motor, com rotação diferenciada. Por isso, ao dar a partida no veículo é preciso deixá-lo em marcha lenta e somente quando a luz de óleo apagar é recomendado dar rotação ao motor”, afirmou Osvaldo Peres, chefe de oficina da Tietê Veículos.

Luz da temperatura – Indica que o líquido de arrefecimento está superaquecido e por conseguinte, o motor. Ela substitui cada vez mais o termômetro de ponteiro ou de escala, e causa preocupação em muitos motoristas por acharem que quando ela acende o motor já se danificou.

Quando é necessário que o motor de partida mantenha-se acionado por mais de 10 segundos, significa que há algum problema dificultando a ignição do motor principal do carro. Insistir com o motor de partida, pode causar superaquecimento e a consequente queima dos componentes internos, principalmente o induzido.

As principais causas de defeitos no induzido são o uso constante do arranque ou quando o bendix fica preso ao volante, mas também pode ocorrer como consequência natural de desgaste. Os sinais são similares aos de defeito na escova, então é sempre importante verificar o conteúdo antes para confirmar.

Quais são os principais sinais de um motor de arranque com problemas?

  1. Falta de acionamento. O sinal mais comum de que há algo errado com o motor de arranque é quando você gira a chave e o carro não é acionado. ...
  2. Estalos. ...
  3. Barulho de moagem. ...
  4. Ruídos estranhos. ...
  5. Cheiro ou fumaça.

É perigoso andar com a luz da injeção acesa? Sim. Quando a luz da injeção eletrônica não apaga significa que há um problema no componente da injeção eletrônica. Portanto, você deve levar o automóvel à uma oficina mecânica mais próxima, porque o carro pode correr o risco de uma pane elétrica.

Luz da Injeção Eletrônica Acendeu e Apagou
Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos. Dependendo do caso, o próprio sistema faz o reparo.

Uma das luzes de alerta do painel, quando se acende, ilumina a imagem de um pequeno motor e significa problema na injeção de combustível. Ela é amarela, o que significa que não há urgência, mas o carro tem que ser levado à oficina para verificação.