Quantas horas por dia a TV pode ficar ligada?

Perguntado por: dmeireles . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Quando submetida a horas contínuas de uso, o eletrônico pode superaquecer e ter alguma peça danificada. Por isso, evite que a televisão fique ligada o dia inteiro todos os dias. Uma vez ou outra não são capazes de estragá-la, mas feito constantemente aumenta o risco de gerar algum defeito.

Ele acontece quando deixamos a TV com uma imagem estática por muito tempo. Quando isso ocorre, os pixels da imagem, que são os quadrinhos que compõem a tela da TV, vão deixando de funcionar aos poucos.

Prejudica a produção do hormônio do sono
Dormir com a TV ligada prejudica a produção de melatonina, o hormônio do sono. É ele quem avisa para o corpo que é hora de descansar. Só que tem um detalhe: a melatonina é produzida no escuro.

Dados da Aneel mostram que o seu consumo varia de 1,00 kWh a 1,50 kWh por hora - lembrando que esse valor se refere ao aparelho em funcionamento.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

4 – Desligue quando não for usar
Isso poupa energia e também aumenta a expectativa de vida útil da sua TV. Por exemplo, se a TV deixa de ficar ligada sem ninguém por perto 3 horas por dia, isso representa mais de 1000 horas por ano.

Quando se pesquisa na internet acerca da durabilidade esperada de televisores (especificadamente OLED) os resultados apontam uma vida útil que varia de 30 mil a 100 mil horas (traduzido em anos, se fosse utilizado 24 horas por dia, espera-se que um televisor dure no mínimo 5 anos).

Pontos negativos da TV OLED
A vida útil desses aparelhos costuma ser de 14 mil horas, enquanto a das telas QLED pode chegar a 80 mil horas.

A Samsung encomenda painéis com tecnologia OLED e LCD da fabricante BOE para seus smartphones e televisores há bastante tempo, porém isso deve mudar em 2023 com a empresa chinesa sendo removida da lista oficial de fornecedores da marca sul-coreana devido a problemas relacionados ao pagamento de royalties.

O desligamento da energia não compromete o equipamento. Porém se a tensão retornar com grandes picos de tensão, poderá queimar o equipamento sim. A baixa tensão não danifica o aparelho, mas um pico acima da nominal sim, um DPS seria a melhor proteção nesse caso.

LCD LED – maior que os outros. PLASMA – Não indicado para uso corporativo e sim para Home Theater, quando o ambiente apresenta baixa iluminação natural ou é controlável. Tem melhor contraste, tonalidade, taxa de atualização, tempo de resposta e custo excelente.

O hábito de dormir sempre com a TV ligada pode sair caro para o consumidor. O Notícias da TV fez os cálculos e descobriu que uma TV de tecnologia OLED ou com painel miniLED de 55 polegadas, ligada por sete horas todas as noites, pode gerar um gasto adicional mensal de R$ 25 a R$ 30.

Luz emitida por eletrônicos prejudica o sono
Mais um problema em dormir na frente de uma tela em funcionamento é por causa da luz, que pode ser extremamente prejudicial ao sono, pois impede a produção de um hormônio chamado melatonina, responsável por regular o sono.

Segundo especialistas, o problema está na quantidade de luz azul-violeta emitida pelas telas. Essa luz, pode inibir a produção de melatonina (hormônio que induz ao cansaço) e causar insônia em alguns casos. Por isso, para uma melhor noite de sono o ideal é desligar sua TV antes de dormir.

Em geral, uma TV OLED de 55 polegadas tem consumo de 98 W por hora ao dia, enquanto um modelo LED desse mesmo tamanho consome apenas 57 W.

De maneira direta, a resposta para essa pergunta é: sim. Tirar os aparelhos da tomada economiza energia e pode fazer diferença no final do mês. Todos os dispositivos eletrônicos que mantêm alguma luz de stand by acesa estão consumindo energia o tempo todo.

Evite ainda posicionar estes pontos no eixo da televisão. Isso porque, deixando no eixo, vai ficar muito ruim o acesso. Por isso eu indico posicionar mais para a direita, que é onde acaba ficando a tomada da eletricidade (a marcação do ponto da televisão e a posição norteará o layout da sala).

Pesquisadores dizem que as pessoas que assistem mais televisão na meia-idade têm um risco maior de piorar a saúde do cérebro nos anos posteriores. Os estudos indicam que assistir TV em excesso pode causar declínio cognitivo e redução da massa cinzenta.