Porque no dia do casamento os noivos se dão as alianças?

Perguntado por: oalencastro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4 / 5 13 votos

No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Desse modo, esse simples objeto ganhou um significado muito simbólico: representa um elo material e espiritual entre duas pessoas, as quais compartilham as alegrias e tristezas da vida.

Qual o significado bíblico de aliança? Em síntese, a palavra aliança na bíblia se refere ao pacto entre Deus e os homens. Ou seja, a união, o compromisso, os acordos feitos. Desse modo, podemos ver a semelhança com o anel de casamento, visto que também é um acordo entre duas partes.

A entrada das alianças acontece depois que a cerimônia já começou. Pode ser trazida por pajens, daminhas, ou outras pessoas com os avós.

Quem paga as alianças de casamento? Segundo a tradição quem paga as alianças de casamento são os padrinhos. Contudo atualmente essa tradição tem-se perdido e costumam ser os próprios noivos a pagar as mesmas.

Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo.

Os votos, já são o que realmente vocês sentem um pelo outro, é um momento pessoal e íntimo do casal. Na cerimônia podemos ter o juramento mais os votos, ou apenas um dos dois. Esse momento normalmente acontece após a entrada das alianças na cerimônia.

“Prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel em todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe.” “Recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade.”

Já no Brasil, a tradição sugere que a aliança de casamento seja usada pelo casal antes da cerimônia, simbolizando o pedido feito antes da tão sonhada data. Apesar desse conhecido hábito, a tradição norte-americana conquista cada vez mais os brasileiros.

As alianças não terminam: Jesus é o guardião das alianças e ele é “o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Hb 13: 8). Jesus cumpre os pactos em nosso favor por sua própria obediência na terra, e agora sempre diante do Pai como o cordeiro imolado cujo sangue nos lava mais brancos do que a neve.

Trata-se mais de uma tradição do que uma regra, afinal, alianças de casamento são símbolos muito especiais da união de um casal. Portanto, nada mais justo que sejam confeccionadas de um material nobre. Simbolicamente, a cor dourada representa a nobreza, prestígio, prosperidade, fertilidade e a luz.

A aliança de Deus conosco é uma expressão fundamental da vida cristã. Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude.

Precisa aliança para casar no civil? Nada é obrigatório, mas existe sim o momento da troca das alianças no casamento civil, assim como no religioso.

“Eu, [nome], aceito você, [nome], como meu legítimo esposo/esposa e prometo amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe.” Perceba que os dois exemplos acima de votos tradicionais são muito semelhantes.

Mito! Muitos dizem que perder as alianças de casamento pode significar que o relacionamento está prestas a acabar, ou que isso pode dar azar para o casal. Mas a verdade é que essas coisas acontecem, ainda mais quando a aliança está apertada, ou incomodando no dedo por algum outro motivo.

Um estudo realizado na Universidade de Michigan em 2019 descobriu que as pessoas que disseram sim entre as idades de 25 e 32 anos tinham maior probabilidade de ter um casamento bem-sucedido.

"Segundo o nosso Código Civil a idade para que qualquer pessoa possa casa é de 16 anos", esclarece. Ela ressalta ainda que no Brasil a maioridade civil é da pessoa que tem mais de 18 anos. "Especificamente para o casamento o menor de 18 pode contrair núpcias se for maior de 16 e ter a autorização dos pais."

Flores e Decoração do casamento
A noiva e sua família pagam pelos arranjos florais para a cerimônia e a recepção, além do buquê dela, das daminhas e a flor de lapela do noivo e padrinhos.