Porque o bebê olha para o nada e sorri?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

É um sinal de que sua visão melhorou e que ele é capaz de reconhecer o seu rosto. O sistema nervoso amadureceu o suficiente para eliminar sorrisos de reflexo e ele agora está ciente de que sorrir é uma maneira de se conectar com os outros.

No bebê recém-nascido, a falta de interesse social acontece quando adultos interagem. Não há retorno visual e a sensação é que o pequeno está olhando para o nada. Já em crianças um pouco maiores, de 1 até 7 anos, a interação social com outros pequenos da mesma idade é praticamente nula.

Um recém-nascido é todo bebê que acabou de nascer e vai até a idade de 28 dias. Esse período é um momento de aprendizado e de conhecer o novo membro da família.

6 sinais de autismo em bebês

  • 1- Bebê não reage aos estímulos sonoros. ...
  • 2- Não emite contato visual quando é chamado pelo nome. ...
  • 3- Não possui expressões faciais. ...
  • 4- Não brinca com outras crianças e não gosta de gestos carinhosos. ...
  • 5- Não conseguem e nem tentam falar. ...
  • 6- Faz movimentos repetitivos.

Demonstração do amor pelo bebê
Apesar de amar os pais praticamente desde o nascimento, até os oito meses de vida o bebê demonstra seu amor de uma maneira mais sutil. Algumas dessas demonstrações podem ser olhar para os pais e sorrir e chorar quando deixa o colo dos pais para ir com outras pessoas.

Estudos mostram, por exemplo, que o bebê é capaz de identificar o odor materno desde o sexto dia. Já a voz, como a audição começa a se desenvolver por volta da 20ª semana de gestação, pode ser que ele a reconheça mesmo antes de nascer.

Para diagnosticar o autismo, o médico irá verificar o desenvolvimento e o comportamento da criança. Como não existe nenhum exame que comprove a condição, ele fará isso através de entrevistas com os pais e observação do comportamento da criança.

Autistas, em particular, tendem a ter o sono mais agitado e inquieto, pois muitos têm estereotipias como balançar o corpo, rolar, entre outras. Fale com seu médico sobre a possibilidade de algum medicamento ajudar a aliviar esses sinais durante o sono.

Primeiro mês de vida – Desenvolvimento do bebê mês a mês
Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira.

Fase 3: Nascimento dos dentes e introdução alimentar
Esta fase pode ser mais crítica, de acordo com cada bebê ou família. É o momento de duas mudanças significativas na vida do pequeno. Primeiramente, o nascimento dos dentinhos pode ser irritante por conta da coceira nas gengivas.

Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo, elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.

Quando a mamãe está feliz, o bebê recebe hormônios como serotonina e endorfina, que são liberados pelo corpo da mãe e chegam até o bebê através do útero. Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero.

Aos 2 meses a criança também já reconhece outras pessoas além da mãe. Então, é nessa idade que o pai é reconhecido pelo seu filho ou sua filha.

Você pode tentar fazer o bebê dormir no colo, não há nada de errado nisso. Ou até mesmo, na hora de mamar. Mas colocar o bebê quase dormindo no berço é uma ótima opção também. Tente ainda fazer carinho na cabeça, na testa, quando o bebê estiver sonolento e no berço, de preferência.

Quando meu bebê aprenderá o nome dele? Muitas crianças começam a reconhecer o som de seu nome quando elas estão entre 4 e 8 meses de idade. Você pode dizer quando isso acontece para o seu filho ao chamar suavemente seu nome e vendo se ele se vira para você.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

Visão nos primeiros meses de vida dos bebês
Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido ainda não tem a capacidade de enxergar muito além dos 20 ou 30 centímetros de distância entre os seus olhos e qualquer objeto. Por esse motivo, bebês só reconhecem o rosto da mãe ou do pai quando estão muito próximos a eles.

O diagnóstico do autismo costuma ser durante os 2 ou 3 anos. Pois é durante esta fase que a criança começa a desenvolver mais interação com o mundo ao seu redor. Ainda assim, é preciso manter um olhar atento a algumas características do autismo que podem ter passado durante os seus primeiros anos de vida.

Hiperatividade. Outro transtorno que parece autismo, mas não é: a hiperatividade. Nem todas as pessoas com TEA são iguais! Cada uma delas é única e, apesar da hiperatividade se fazer presente sim durante o desenvolvimento de alguns, ela também é características de outros transtornos, como, por exemplo, o TDAH.

O que é terror noturno? O terror noturno é considerado uma parassonia, ou seja, um distúrbio do sono! Assim como sonambulismo, apneia obstrutiva do sono e a própria insônia. A boa notícia é que a maioria dos distúrbios têm tratamento!

Alguns sintomas do autismo podem ser bastante sutis em bebês. Aos 6 meses de idade, por exemplo, elas podem não ter um sorriso social recíproco, ou seja, não retornam o sorriso dos pais. Além disso, podem ter dificuldade em fazer contato visual, ou seja, não fixam o olhar por muito tempo e não acompanham os movimentos.