Porque o Brasil e a Argentina são rivais?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Feliciano de Sá Guimarães, professor do Instituto de Relações Internacionais da USP, explica que a rivalidade entre Brasil e Argentina, antigas colônias de Portugal e Espanha, respectivamente, tem origem na Guerra da Cisplatina (1825-1828), região onde hoje é o Uruguai e terminou sem um vencedor.

Segundo a corretora, caso entre em campo na final, a seleção brasileira tem 63% de chances de vencer. Logo atrás estão a Argentina, com 61% de probabilidade, e a Espanha, com 59%.

O confronto ainda soma 26 empates. A Seleção Brasileira marcou 165 gols contra 159 da Argentina, o que mostra o equilíbrio que o confronto guarda. E o último embate decisivo, melhores para os "hermanos", que venceram o Brasil por 1 a 0, na final da Copa América de 2021, no Maracanã, com gol de Di Maria.

Especialmente o Palmeiras, apontado por 19% dos flamenguistas como o maior rival, fruto evidente da batalha entre os dois clubes pelos grandes títulos nacionais e continentais nas últimas temporadas. O terceiro lugar no ranking de rivalidade dos flamenguistas é ocupado pelo Corinthians, com 15%.

Atualmente, a Seleção Brasileira é a que tem mais vitórias em Copas do Mundo, totalizando cinco. Em seguida, vem Alemanha e Itália, que venceram o mundial quatro vezes.

No histórico geral do confronto, disputado desde 1914, o Brasil acumula 41 vitórias, 38 derrotas e 26 empates em um total de 105 partidas. São 163 gols a favor e 160 contras. As duas seleções chegam para o confronto após passarem por apuros.

Maradona faz boa jogada pelo meio e toca para o atacante Caniggia fazer o gol da eliminação brasileira.

Por que os brasileiros chamam "hermanos" aos argentinos e uruguaios - isso tem uma conotação simpática ou agressiva? Eu estou aqui tentando imaginar como chamar alguém de irmão em espanhol pode ser agressivo…

Em linhas gerais, podemos dizer que a rivalidade Argentina-Uruguai no futebol é produto de uma rivalidade entre os dois países, que nasce no princípio da conquista ibérica da América do Sul; as outras duas rivalidades (Argentina-Brasil e Brasil-Uruguai) são, diferentemente, fruto de uma disputa esportiva tradicional ...

Brasil - 63% Argentina - 61% Espanha - 59% Holanda - 56,7%

O Brasil venceu 11 edições dessa competição, e a Argentina quatro. Pela Copa América a seleção brasileira acabou vencendo dois desses duelos. Em 2021, as seleções chegam a essa final em momentos distintos.

A Argentina arrasta, assim, grandes problemas que não conseguiu resolver, entre eles o alto déficit nas contas públicas e os gastos com forte componente de assistência social; uma questão importante de sua moeda; uma economia informal crescente e emprego; escassez de reservas e liquidez para fazer frente aos pagamentos ...

Agora é oficial: não haverá mais reposição da partida Brasil x Argentina, válida pelas Eliminatórias da Copa do Catar, que há 11 meses foi interrompida por questões sanitárias relacionadas à covid-19.

Aumento de tarifas. A falta de reservas monetárias em dólar, essenciais para as transações correntes da Argentina é o que mais preocupa o Brasil para as exportações de produtos nacionais ao país vizinho. E a desvalorização do peso é crescente.