Porque o cabelo muda na adolescência?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

As alterações hormonais são as principais causas da mudança capilar, mas outros fatores também podem influenciar a transformação, como o excesso de tratamentos químicos, por exemplo. “Os picos hormonais na adolescência e na gravidez e a queda de hormônios na menopausa são episódios conhecidos.

Se, por algum motivo, as células se dividirem rapidamente e de forma desordenada, o cabelo será crespo. Essa teoria explica o fato da natureza dos cabelos ser alterada ao longo da vida. Algumas pessoas nascem com cabelo liso e com o passar dos anos ele se torna ondulado.

Os tratamentos químicos são os motivos primários responsáveis pelas mudanças de textura do cabelo, sendo curiosamente aqueles sobre os quais a mulher tem mais controle. Além dos tradicionais alisamentos e permanentes, outros como colorações e oxigenações mudam a estrutura dos fios enfraquecendo-a.

Na prática, a volta para o cabelo liso é bem mais simples, talvez por isso algumas pessoas resolvam desistir e voltar a alisar. Mesmo após alguns meses sem fazer química, já com a raiz natural à mostra, para voltar aos lisos é só fazer o procedimento de química novamente.

Nada consegue mudar a genética
O bulbo, a raiz do cabelo que está lá dentro da pele tem uma programação genética para produzir um tipo de cabelo que é o seu tipo de cabelo. Se ele é fino o fato de você passar medicamento não vai engrossar esse fio. É diferente de quem tem calvície.

O cabelo cacheado pode ficar liso com o tempo? O que pode fazer com que cabelos cacheados se tornem lisos é a exposição a tratamentos químicos e calor, como chapinha e secador, que podem ser capazes de alterar a estrutura dos cachos.

5 cores de cabelo que rejuvenescem qualquer mulher

  • Loiro mel. Esta é uma das cores que mais rejuvenescem o rosto. ...
  • Castanho amêndoa. Não apenas os tons loiros podem nos fazer parecer mais jovens. ...
  • Cobre. Como dissemos, os castanhos também ajudam a se livrar de alguns anos. ...
  • Luzes sunlight. ...
  • Mechas californianas.

O que faz com que os cabelos fiquem enrolados é a genética. Pode ser que ainda que a raiz dos seus cabelos seja mais lisa, os folículos capilares acabem ficando com mais curvatura, resultando em um visual com cachos ou princípio de cachos.

O cabelo muda naturalmente ao longo dos anos, mas existem também alguns hábitos que podem causar alterações, como alertou o químico Celso Martins Jr. no Bem Estar desta quarta-feira (15). Produtos químicos, chapinhas, secadores, poluição, sol e até água são exemplos do que pode mudar a estrutura dos fios.

O cabelo pode mudar de textura ao longo da vida: tricologista explica os motivos! Não é somente na gravidez que os cabelos podem mudar de textura. Ao longo da vida, é natural que os fios modifiquem sua beleza e passem a ter um aspecto mais fino ou mais grosso, mais cacheado ou mais liso.

Esteticamente, o afinamento dos fios pode ser percebido pela diminuição do volume no momento de pentear ou prender e pela facilidade de ver o couro cabeludo, coisa que antes não era tão simples. Mas, apesar das causas tratáveis, é normal que os fios afinem com o passar do tempo.

O fio cresce a partir de um folículo abaixo do couro cabeludo, que não é afetado pelo que fazemos na superfície da cabeça. “Na raspagem, o corte ocorre no meio da haste, onde é mais espesso. Por isso, temos a impressão de que o cabelo engrossa”, explica Caroline Assed Saad, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O que faz o cabelo ficar grosso? Na maioria das vezes é a genética que determina se uma pessoa vai ter cabelo grosso ou fino. Entretanto, é importante dizer que a estrutura do fio pode mudar ao longo da vida de forma natural. Isso também acontece devido a procedimentos químicos.

Um novo corte de cabelo pode ajudar uma autoestima em crise
Um corte de cabelo pode transformar completamente o caimento dos fios, redesenhar o contorno do rosto e até mudar a aparência da textura dos fios. Por isso, muitas mulheres optam por adotar um novo modelo quando estão em busca de novos ares.

De acordo com a dermatologista, tomar sol por uma a quatro horas por dia, principalmente no verão, com os cuidados necessários para a saúde capilar clareia os fios naturalmente pela exposição aos raios solares. Além disso, produtos a base de camomila ou clareadores disponíveis no mercado podem facilitar o processo.

Os cabelos crespos possuem os cachos mais fechadinhos e, dependendo do seu tipo, eles nem aparecem direito. Por isso, os fios acabam ficando mais armados e causam a impressão de que estão crescendo para cima, ao invés de ter o caimento dos ombros para baixo, mais comum em cabelos cacheados. Isso não é um problema!