Qual idade o cabelo muda?

Perguntado por: ecardoso9 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Após a adolescência, o cabelo parece permanecer igual por um longo período, mas com a chegada da terceira idade, podem ocorrer novas mudanças. "Após os 50 anos há uma rarefação natural das madeixas devido, principalmente, ao envelhecimento do corpo e perda de proteína corporal e capilar.

Ao longo da vida, é natural que os fios modifiquem sua beleza e passem a ter um aspecto mais fino ou mais grosso, mais cacheado ou mais liso.

Se, por algum motivo, as células se dividirem rapidamente e de forma desordenada, o cabelo será crespo. Essa teoria explica o fato da natureza dos cabelos ser alterada ao longo da vida. Algumas pessoas nascem com cabelo liso e com o passar dos anos ele se torna ondulado.

Na prática, a volta para o cabelo liso é bem mais simples, talvez por isso algumas pessoas resolvam desistir e voltar a alisar. Mesmo após alguns meses sem fazer química, já com a raiz natural à mostra, para voltar aos lisos é só fazer o procedimento de química novamente.

O corte na altura dos ombros é um clássico imemorial que pode fazer você parecer anos mais jovem. Quando ele é anguloso, a parte de trás é um pouco mais curta do que a parte da frente, o que pode adicionar bastante movimento ao visual. As camadas também proporcionam mais volume.

O cabelo cacheado pode ficar liso com o tempo? O que pode fazer com que cabelos cacheados se tornem lisos é a exposição a tratamentos químicos e calor, como chapinha e secador, que podem ser capazes de alterar a estrutura dos cachos.

Nada consegue mudar a genética
O bulbo, a raiz do cabelo que está lá dentro da pele tem uma programação genética para produzir um tipo de cabelo que é o seu tipo de cabelo. Se ele é fino o fato de você passar medicamento não vai engrossar esse fio. É diferente de quem tem calvície.

"A calvície está diretamente ligada a fatores genéticos e outros fatores, como distúrbios hormonais e também emocionais. Hábitos de vida, de alimentação, uso de medicamentos e o consumo de cigarro, por exemplo, também influenciam e muito quando o assunto é a queda de cabelos", diz.

Mas acreditar que o cabelo preto cresce mais que o loiro é pura ilusão. Isso porque não existe comprovação científica dessa afirmação. Sabemos que todos os tipos de cabelo crescem 1 centímetro por mês, totalizando 12 centímetros por ano.

Em cada fio de cabelo há milhares de cadeias de alfa-queratina, que possuem átomos de enxofre. Quando dois destes dois átomos de enxofre se juntam, eles formam uma ligação de dissulfeto. Quanto maior o número dessas ligações, mais crespos os cabelos serão, e quanto menos ligações, mais lisos.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

O cabelo muda naturalmente ao longo dos anos, mas existem também alguns hábitos que podem causar alterações, como alertou o químico Celso Martins Jr. no Bem Estar desta quarta-feira (15). Produtos químicos, chapinhas, secadores, poluição, sol e até água são exemplos do que pode mudar a estrutura dos fios.

O que faz com que os cabelos fiquem enrolados é a genética. Pode ser que ainda que a raiz dos seus cabelos seja mais lisa, os folículos capilares acabem ficando com mais curvatura, resultando em um visual com cachos ou princípio de cachos.

As influências externas afetam muito a fibra capilar na vida adulta, como a temperatura, o clima, a poluição, o excesso de sol, produtos químicos, secadores e chapinhas. Por sua vez, os hormônios continuam exercendo papel fundamental nesse processo. Na gravidez, por exemplo, as mudanças nos fios são aparentes.

“O cabelo crespo tem essa forma porque a queratina dentro do seu córtex, que é a estrutura interna do fio, é distribuída de maneira elipsoide”, explica Bedin. Isso quer dizer que há uma quantidade maior de queratina nos lados e menos no centro da circunferência da haste.

Os hormônios mais importantes relacionados ao cabelo são os hormônios masculinos, chamados também de androgênios, conhecidos como testosterona e deidroepiandrosterona, entre outros. Os hormônios da tireoide, quando baixos ou altos, também interferem na saúde do cabelo e no ciclo capilar.

Use óleo de rícino para conquistar uma cabelo longo cacheado
O óleo de rícino é um grande aliado quando o assunto é fazer o cabelo cacheado crescer. Rico em propriedades antioxidantes, ômega 6 e vitamina E, o ingrediente tem tudo o que você precisa para fortalecer os cachos e estimular um crescimento capilar saudável.

Continuar lendo Que idade o corpo muda?