Porque o cabelo engrossa na adolescência?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

É a fase de "desabrochar" para a vida e os hormônios sexuais aumentam — explica a dermatologista Fabiana Corio. A invasão de estrogênio e testosterona altera a fibra capilar e faz os cabelos ondularem, principalmente no caso dos meninos.

O fio cresce a partir de um folículo abaixo do couro cabeludo, que não é afetado pelo que fazemos na superfície da cabeça. “Na raspagem, o corte ocorre no meio da haste, onde é mais espesso. Por isso, temos a impressão de que o cabelo engrossa”, explica Caroline Assed Saad, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Se, por algum motivo, as células se dividirem rapidamente e de forma desordenada, o cabelo será crespo. Essa teoria explica o fato da natureza dos cabelos ser alterada ao longo da vida. Algumas pessoas nascem com cabelo liso e com o passar dos anos ele se torna ondulado.

Na prática, a volta para o cabelo liso é bem mais simples, talvez por isso algumas pessoas resolvam desistir e voltar a alisar. Mesmo após alguns meses sem fazer química, já com a raiz natural à mostra, para voltar aos lisos é só fazer o procedimento de química novamente.

É muito comum que fatores como falta de hidratação, uso de produtos errados e exposição a chuva ou vento sejam as causas mais comuns do cabelo armado. Os cortes de cabelo repicados e em camadas costumam ser os que mais evidenciam esse problema.

Pra quem quer afinar o fio
A melhor opção para "afinar" o cabelo grosso e volumoso, denso é o tipo de corte. Os profissionais tem tesouras dentadas que garantem o mesmo corte, com menos densidade e redução de volume. Tirando parte de suas camadas.

Seu cabelo apresenta variação entre fios finos e grossos? Segundo a Artista Redken Marta Belo, esse não é um problema comum, mas pode acontecer por muitos motivos, como o uso em excesso de ferramentas de calor e processos químicos frequentes, que influenciam diretamente na densidade capilar.

Os cabelos ficam mais finos graças a um enfraquecimento do folículo piloso - estrutura composta pelo fio de cabelo e seus elementos constituintes, como o bulbo, a glândula sebácea e outros - por motivos que variam de hereditariedade e problemas na tireóide à deficiência de vitaminas do complexo B.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Pode parecer estranho, mas a mania de enrolar o cabelo na hora da paquera, enquanto está pensando ou enquanto está tímida podem te deixar careca. Segundo o site Beauty Hair, o hábito de rodar, torcer e escovar os fios pode se agravar, se tornar compulsivos com o tempo e se transformar em tricotilomania.

Os bebés puxam muitas vezes o seu próprio cabelo. Porquê? Quando puxam o seu próprio cabelo, ou enrolam com as mãos, estão simplesmente a entreter-se. Se estiverem ansiosos, pode ser uma forma de aliviar o stress.

O cabelo muda naturalmente ao longo dos anos, mas existem também alguns hábitos que podem causar alterações, como alertou o químico Celso Martins Jr. no Bem Estar desta quarta-feira (15). Produtos químicos, chapinhas, secadores, poluição, sol e até água são exemplos do que pode mudar a estrutura dos fios.

O cabelo pode mudar de textura ao longo da vida: tricologista explica os motivos! Não é somente na gravidez que os cabelos podem mudar de textura. Ao longo da vida, é natural que os fios modifiquem sua beleza e passem a ter um aspecto mais fino ou mais grosso, mais cacheado ou mais liso.

"Os fatores são fisiológicos, mas produtos químicos podem mudar a formação dos fios. Além disso, a quimioterapia também pode colaborar para tal acontecimento", explica o especialista.

Há algumas receitas caseiras com queratina que podem deixar as madeixas mais lisas. Na maioria dos casos, é preciso lavar bem o cabelo, aplicar a queratina líquida nos fios molhados, deixá-la agir por dez minutos, passar uma máscara de hidratação por cima, enxaguar e finalizar com escova e prancha.

  • Não quebra o cabelo: como os scrunchies são revestidos por tecidos, não agridem os fios.
  • Você mesmo pode personalizar o seu: basta comprar elásticos simples de cabelo e tecidos da sua preferência e, assim, montar a sua própria versão de scrunchie.

Em cada fio de cabelo há milhares de cadeias de alfa-queratina, que possuem átomos de enxofre. Quando dois destes dois átomos de enxofre se juntam, eles formam uma ligação de dissulfeto. Quanto maior o número dessas ligações, mais crespos os cabelos serão, e quanto menos ligações, mais lisos.

Tratamento. A Guanidina Creme de Relaxamento Niely é a saída perfeita para meninas de cabelos crespos ou cacheados que querem ter fios lisos. À base de hidróxido de guanidina, o creme promove um alisamento...

Teste do cabelo saudável

  1. Se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação (porosidade baixa);
  2. Se o fio não boiar e nem afundar, o cabelo precisa de nutrição, com cremes e óleos (porosidade média);
  3. Se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução (porosidade alta).