Porque o Chiado piora à noite?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Zumbido no ouvido ao deitar: entenda por que o sintoma parece piorar durante a noite. Na maioria dos casos, o zumbido no ouvido ao deitar aparece devido à ausência de outros estímulos sonoros que, durante o dia, tiram a atenção do paciente sobre o sintoma.

Não fumar é a principal forma de combate à bronquite crônica
O paciente também deve abandonar o tabagismo e buscar distância de substâncias que podem agravar os sintomas, como pólen, ácaros, poeira e poluição. Repouso, alimentação saudável e hidratação adequada também são importantes no tratamento.

Melhor posição para dormir para quem tem asma
Como destaca um artigo da Global Allergy & Airways, para quem sofre desse distúrbio, a melhor posição ao dormir é de costas, com travesseiros extras para deixar mais alto. Essa posição aumenta a capacidade respiratória, pois contrai menos os pulmões.

Barulho bem fino como se fossem gatos miando, devido ao estreitamento do brônquio. Dessa forma, quando o ar passa pela resistência aumentada, se transforma em som do chiado. Outro sintoma bastante comum é a tosse, que pode ser seca ou, mais comumente, produtiva (com muco).

De modo geral, o tratamento da asma consiste no uso de corticoides, medicamentos voltados para controle dos sintomas alérgicos como a tosse. Para combater o estreitamento das vias aéreas e facilitar a respiração, pode ser administrado remédios com ação broncodilatadora.

Pessoas com asma, uma doença crônica comum que afeta as vias aéreas, têm suas piores crises durante à noite, e cientistas tentam descobrir o motivo até hoje.

Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais (especialmente o vírus sincicial respiratório e rinovírus, principais agentes causadores de pneumonia e resfriado, respectivamente).

Bronquiolite é uma inflamação nas vias respiratórias inferiores, popularmente percebidas como “chiado no peito” (broncoespasmo) pelo barulho agudo ao final da expiração, semelhante a “miados de gato”.

A bronquite é uma inflamação dos brônquios (canais que levam o ar até os pulmões), cujos principais sintomas são tosse, sibilância (chiado no peito) e excesso de muco (broncoconstrição). Essa produção exagerada objetiva fechar os brônquios, para impedir a entrada de agentes irritantes no organismo.

O diagnóstico radiológico é eficaz para observar a inflamação dos pulmões, porém em muitos casos o médico consegue identificar a doença no consultório, ao escutar, com o auxílio de um estetoscópio, ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes, que parecem um barulho de velcro sendo aberto.

As crises de bronquite asmática podem ser curtas, por alguns minutos ou horas, mas também podem persistir por vários dias seguidos, normalmente com notável piora no período da noite.

Logo, o principal tratamento para doença são os corticoides inalados que atuam como potente tratamento anti-inflamatório das vias aéreas. Os broncodilatadores também são extremamente importantes pelo seu papel tanto imediato como de longo prazo no alívio de sintomas (principalmente falta de ar e chiado).

Na primeira, os sintomas, como dificuldade para respirar, tosse e chiado no peito persistem por algumas semanas. No entanto, quando se trata de doença crônica, ela pode se manifestar por três meses ou mais e persistir por pelo menos dois anos.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Vick Vaporub® não deve ser usado em caso de alergia a qualquer componente da fórmula. Use este medicamento com precaução se você possui alguma doença crônica respiratória ou condições de hipersensibilidade das vias respiratórias como asma.

Além da aspirina, os Anti-inflamatórios não esteroides (AINES) como piroxicam, diclofenaco, naproxeno e ibuprofeno podem aumentar a broncoconstrição (quando a musculatura lisa presente na parede brônquica se contrai, levando a uma redução na passagem de ar pelas vias aéreas).