Porque o cinema é uma arte audiovisual?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

O audiovisual é um meio de comunicação em que há a utilização conjunta de elementos visuais e sonoros, ou seja, que pode ser vista e ouvida ao mesmo tempo. Dentre as mídias audiovisuais destacam-se a televisão, cinema e vídeos para a internet.

As artes visuais são a expressão do pensamento e da criatividade por meio de imagens estáticas, como pintura, desenho, gravura, escultura e fotografia. Já as artes audiovisuais, são aquelas que utilizam tanto o som quanto a imagem em movimento, como o cinema, a televisão e o vídeo.

O profissional formado em Audiovisual pode exercer diversas funções como direção, roteiro, fotografia, sonorização, montagem e edição de filmes e vídeos. Além disso, ele pode trabalhar com redação, produção e edição de programas de rádio e televisão.

A arte cinematográfica possui uma capacidade de difusão entre os indivíduos, a qual pode criar diversas ideias, sentimentos, percepções a respeito das relações em que vivem, assim como, despertar algum tipo de questionamento a partir das imagens transmitidas através dos filmes.

Cinema consiste na arte de produzir obras estéticas, narrativas ou não, utilizando a técnica de projetar fotogramas de forma rápida e sucessiva, criando a impressão de movimento.

O profissional formado em Cinema é geralmente conhecido como cineasta, mas também pode receber o nome de realizador audiovisual. O aluno que se forma em Cinema tem uma ampla área de exploração, uma vez que a profissão o permite atuar em diferentes frentes.

O Perfil de um profissional de Cinema e Audiovisual
Como o próprio nome sugere, o profissional de Cinema e Audiovisual trabalha na criação e produção de filmes, séries, documentários, vídeos artísticos, jornalísticos, publicitários, entre outros.

A arte audiovisual é a exploração da arte abstrata cinética e da música ou conjunto de sons entre si. Inclui música visual, filme abstrato, performances e instalações audiovisuais. A arte audiovisual compartilha mais com as apresentações do que com qualquer definição tradicional de concerto musical.

Décadas de 1950 e 1960: câmeras portáteis
Câmeras portáteis de 8mm e 16mm começaram a se popularizar no mercado, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Desde então, cada vez mais as pessoas “comuns” produzem seus próprios vídeos caseiros ou amadores para os fins que julgam necessários.

A linguagem audiovisual está presente na TV, no cinema, na internet, entre outros meios.

O cérebro humano é programado para processar informações visuais de forma rápida e eficiente, e é por isso que o conteúdo audiovisual pode ser tão cativante. Além disso, a mídia audiovisual pode ser usada para transmitir emoções e contar histórias de uma forma que outras formas de comunicação não podem.

Um dos maiores benefícios dos recursos audiovisuais é a possibilidade de demonstrar os produtos e/ou os serviços da marca de forma que o cliente os entenda mais facilmente. Isso é possível graças à possibilidade de combinar videografismos com imagens do produto e ainda a narração de um apresentador.

Além de ser mais envolvente do que o material escrito, o conteúdo em vídeo para web também é uma forma mais eficaz de transmitir sua mensagem. Isso porque com o vídeo você pode falar diretamente com seus potenciais leads e fornecer uma demonstração de seus produtos e serviços.

O Cinema foi considerado como a sétima arte apenas no século XX, por Ricciotto Canudo, teórico e crítico de cinema, que queria distanciar a ideia de que o cinema era um espetáculo de massa, aproximando-o e integrando-o às Belas Artes. Para ele, o cinema é a arte síntese, que concilia todas as outras.

Ao oferecer uma narrativa aos seus espectadores, o cinema tem como principal objetivo fornecer um alto grau de convencimento sobre a história contada. Geralmente fixada por uma história cercada por um “começo, meio e fim” e preocupada em arrebanhar o gosto alheio, um determinado filme privilegia uma única perspectiva.

O Cinema não é apenas uma forma de expressão cultural, mas também um meio de representação. Através de um filme representa-se algo, seja uma realidade percebida e interpretada, ou seja um mundo imaginário livremente criado pelos autores de um filme.

Sinopse. Como falar sobre cinema é um guia completo como se tornar um especialista da sétima arte. Seja na tentativa de impressionar alguém após a exibição de um filme de arte ou ao discutir as indicações ao Oscar entre amigos, a maioria das pessoas gosta de descobrir maneiras de ver e falar sobre cinema.

Desde que surgiu, o cinema trata do registro da realidade, transformando a forma como olhamos para o mundo. Em sua pedagogia, nos ensina maneiras de interpretar e compreender a sociedade, influenciando nossas escolhas e hábitos.

O audiovisual é um meio de comunicação em que há a utilização conjunta de elementos visuais e sonoros, ou seja, que pode ser vista e ouvida ao mesmo tempo. Dentre as mídias audiovisuais destacam-se a televisão, cinema e vídeos para a internet.

No início, cinema era o mesmo que filme: uma sequência de imagens captadas de modo a gerar a ilusão de movimento. Foi para esse propósito que os franceses conhecidos como irmãos Lumière organizaram a exibição tida como marco de nascimento do cinema, em 28 de dezembro de 1895, em Paris.

Quais são os tipos e as áreas de atuação em produção audiovisual?

  • Produção. Quem está à frente na produção gerencia as etapas para viabilizar um projeto audiovisual. ...
  • Roteiro. O roteiro é o texto que descreve um projeto audiovisual do início ao fim. ...
  • Direção. ...
  • Direção de Fotografia. ...
  • Captação de som. ...
  • Animação. ...
  • Montagem. ...
  • Colorista.