O que é uma fonte audiovisual?

Perguntado por: uourique . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Fontes audiovisuais podem ser filmes ou músicas, por exemplo. Assim, compreende-se uma grande variedade de fontes que podem ser utilizadas por pesquisadores, sejam eles historiadores, sociólogos, psicólogos ou arqueólogos, para explicar algum fenômeno ou aprofundar os estudos de determinados objetos ou sujeitos.

O profissional formado em Audiovisual pode exercer diversas funções como direção, roteiro, fotografia, sonorização, montagem e edição de filmes e vídeos. Além disso, ele pode trabalhar com redação, produção e edição de programas de rádio e televisão.

O audiovisual é a combinação de elementos sonoros e visuais. É uma palavra de origem latina, derivada de "audire" (ouvir) e "videre" (ver). Esta técnica é usada para criar produções cinematográficas, projetos educacionais e outros conteúdos. A união de imagem e som cria uma experiência única e envolvente.

O audiovisual é um meio de comunicação em que há a utilização conjunta de elementos visuais e sonoros, ou seja, que pode ser vista e ouvida ao mesmo tempo. Dentre as mídias audiovisuais destacam-se a televisão, cinema e vídeos para a internet.

Dentre as tecnologias de informação e comunicação mais comuns nas escolas estão os recursos audiovisuais básicos como a televisão, os aparelhos de reprodução de vídeos, projetores, aparelhos de som e computadores que permitem o trabalho com imagens, vídeos, músicas e conteúdos multimídia.

A linguagem audiovisual é composta por outras três linguagens - verbal, sonora e visual - que, conjugadas, transmitem uma mensagem específica. A leitura dessa linguagem pressupõe o conhecimento dos seus elementos, seus códigos e processo de construção.

A definição de produto audiovisual inclui, portanto, filmes exibidos em cinema, programas de televisão aberta ou fechada, vídeos distribuídos em VHS ou DVD ou exibidos em salas especiais, programas transmitidos por telefonia móvel, vídeos disponibilizados na internet, sejam eles ficcionais ou documentários, de animação ...

Um dos maiores benefícios dos recursos audiovisuais é a possibilidade de demonstrar os produtos e/ou os serviços da marca de forma que o cliente os entenda mais facilmente. Isso é possível graças à possibilidade de combinar videografismos com imagens do produto e ainda a narração de um apresentador.

A linguagem audiovisual está presente na TV, no cinema, na internet, entre outros meios.

A produção de um vídeo, de qualquer tipo, é dividida em 3 etapas: pré-produção, produção e pós-produção.

Dentre as mídias audiovisuais destaca-se o cinema e em especial a televisão. A televisão, enquanto mídia audiovisual mais utilizada, assume um lugar muito relevante no cotidiano da sociedade mundial como um todo.

O desenvolvimento de projetos audiovisuais é constituído de sucessivas etapas. Entre elas, na etapa inicial, está a elaboração do projeto, onde todas as intenções do filme são organizadas e formatadas para fins de apresentação à equipe, à possíveis apoiadores, à editais e meios outros meios de financiamento cultural.

As artes visuais são a expressão do pensamento e da criatividade por meio de imagens estáticas, como pintura, desenho, gravura, escultura e fotografia. Já as artes audiovisuais, são aquelas que utilizam tanto o som quanto a imagem em movimento, como o cinema, a televisão e o vídeo.

Portanto, qualquer obra que contenha em conjunto a imagem e o áudio é uma obra audiovisual. Dentro das áreas que englobam o audiovisual existem o cinema, a fotografia, a filmagem em geral, rádio, tv e publicidade. E hoje em dia, é claro a internet!