Como será que a história do audiovisual começou?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Câmeras portáteis de 8mm e 16mm começaram a se popularizar no mercado, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Desde então, cada vez mais as pessoas “comuns” produzem seus próprios vídeos caseiros ou amadores para os fins que julgam necessários.

“Sortie de l'usine Lumière à Lyon” (ou “Empregados deixando a Fábrica Lumière”) é tido como o primeiro audiovisual exibido na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière.

Segundo Costa (2003), em 1894 Thomas Edison conseguiu que seu invento Kzinetophone projetasse imagens e tocasse música simultaneamente. Tomada como verdadeiro esse 'acontecimento', o audiovisual antecederia em pelo menos três anos ao surgimento do cinema.

A junção entre vídeo e áudio tem acompanhado a história da humanidade há quase um século. Para se ter uma ideia, o termo audiovisual vem das expressões latinas “audire” (ouvir) e “videre” (ver), o que significa a junção de vídeo e áudio em produtos midiáticos.

O profissional formado em Audiovisual pode exercer diversas funções como direção, roteiro, fotografia, sonorização, montagem e edição de filmes e vídeos. Além disso, ele pode trabalhar com redação, produção e edição de programas de rádio e televisão.

O audiovisual é um meio de comunicação em que há a utilização conjunta de elementos visuais e sonoros, ou seja, que pode ser vista e ouvida ao mesmo tempo. Dentre as mídias audiovisuais destacam-se a televisão, cinema e vídeos para a internet.

É um mercado em expansão. O Brasil tem contribuído diretamente para esse processo. O país corresponde ao oitavo contingente de consumidores de filmes norte-americanos. Em 2009, 23% dos brasileiros foram, no mínimo, uma vez ao cinema; em 2013, esse percentual subiu para 35% (crescimento de 43% em cinco anos).

A linguagem audiovisual é composta por outras três linguagens - verbal, sonora e visual - que, conjugadas, transmitem uma mensagem específica. A leitura dessa linguagem pressupõe o conhecimento dos seus elementos, seus códigos e processo de construção.

Novos aparelhos e tecnologias são desenvolvidas todos os anos, popularizando e democratizando ainda mais o acesso do público a vídeos de qualidade cada vez maior. Também vem marcando os nossos tempos uma maior possibilidade que as pessoas “comuns” têm de produzir seus próprios vídeos e divulgá-los na internet.

Através do cinematógrafo, começaram a realizar seus primeiros filmes que consistiam em captar imagens com o aparelho parado. Em 28 de dezembro de 1895, em Paris, no "Grand Café", foi realizada a primeira projeção cinematográfica tal qual conhecemos.

A produção de um vídeo, de qualquer tipo, é dividida em 3 etapas: pré-produção, produção e pós-produção.

A linguagem dos vídeos promove forma de aprendizagem de natureza distinta e complementar. Dessa forma, encontramos indícios de que os vídeos prazerosos devem ser mais valorizados no ensino, pois são tão educativos quanto vídeos monótonos.

A linguagem audiovisual, como a própria palavra expressa, é feita da junção de elementos de duas naturezas: os sonoros e os visuais. Portanto, estamos falando de artefatos da cul- tura que afetam esses dois sentidos do homem, a visão e a audição.

Com o avanço da tecnologia o cinema foi se expandindo, cada vez mais salas de cinema foram criadas ao redor do mundo, efeitos criados no computador melhorando o audiovisual, evolução do cinema 3D, célebres cerimônias como o Oscar e o Festival de Cannes se tornaram eventos transmitidos e repercurtidos à nível mundial, ...

Quais são os tipos e as áreas de atuação em produção audiovisual?

  • Produção. Quem está à frente na produção gerencia as etapas para viabilizar um projeto audiovisual. ...
  • Roteiro. O roteiro é o texto que descreve um projeto audiovisual do início ao fim. ...
  • Direção. ...
  • Direção de Fotografia. ...
  • Captação de som. ...
  • Animação. ...
  • Montagem. ...
  • Colorista.

Dentre as mídias audiovisuais destaca-se o cinema e em especial a televisão. A televisão, enquanto mídia audiovisual mais utilizada, assume um lugar muito relevante no cotidiano da sociedade mundial como um todo.

A linguagem audiovisual está presente na TV, no cinema, na internet, entre outros meios.

O cérebro humano é programado para processar informações visuais de forma rápida e eficiente, e é por isso que o conteúdo audiovisual pode ser tão cativante. Além disso, a mídia audiovisual pode ser usada para transmitir emoções e contar histórias de uma forma que outras formas de comunicação não podem.

Um dos maiores benefícios dos recursos audiovisuais é a possibilidade de demonstrar os produtos e/ou os serviços da marca de forma que o cliente os entenda mais facilmente. Isso é possível graças à possibilidade de combinar videografismos com imagens do produto e ainda a narração de um apresentador.

Produção audiovisual é envolvente
Além de ser mais envolvente do que o material escrito, o conteúdo em vídeo para web também é uma forma mais eficaz de transmitir sua mensagem. Isso porque com o vídeo você pode falar diretamente com seus potenciais leads e fornecer uma demonstração de seus produtos e serviços.

As linguagens audiovisuais ajudam a criar o mundo que nos cerca, contam histórias reais e imaginárias. Somos feitos também de histó- rias que povoam nossa memória desde o nosso nascimento. Imagens e sons narram histórias e constroem uma forma muito peculiar de ver que só as lentes e o aparato tecnológico permitem.