Porque o espaço é um vácuo?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

O espaço é quase um vácuo absoluto, não por causa da sucção, mas porque está quase vazio. Esse vazio resulta em uma pressão extremamente baixa. E embora seja impossível emular o vazio do espaço na Terra, os cientistas podem criar ambientes de pressão extremamente baixa chamados vácuos parciais.

Exosfera: camada mais externa, é o limite da atmosfera, separando-a do espaço sideral. Com 10.000 km de espessura, é tão larga quanto a própria Terra! A exosfera tem muito espaço vazio entre os gases. Por isso, não tem ar para respirarmos e é muito fria!

Tem função de reserva de substâncias, como amido e pigmentos, e atuam no mecanismo de pressão osmótica que regula a entrada e saída de água. ]

Considera-se que o vácuo seja a total ausência de matéria (visível ou invisível) em determinada região. Isso inclui os gases (como o oxigênio), que são responsáveis pela nossa sobrevivência.

Diante da imensidão do universo, podemos observar infinitos corpos celestes, são galáxias e mais galáxias e cada uma composta por bilhões de estrelas. Existe muita matéria no universo, embora fique cada vez mais claro que essa matéria não está distribuída de maneira tão uniforme.

O nada é, pois, um não-lugar. Desde o século XX, o termo "nada" foi entendido como a ausência inacessível de qualquer ser, incluindo espaço e tempo. O hoje chamado modelo cosmológico padrão situa a criação de tudo que existe, incluindo o espaço-tempo, no Big Bang.

Mesmo que não seja tão conhecido quanto a eletricidade, o vácuo é mais intenso que a gravidade, a mais tênue e abrangente das forças que regem o Universo. A força de Casimir torna-se 16 vezes maior se a distância entre as duas placas cai à metade, enquanto a gravidade apenas quadruplica.

Já no espaço, praticamente não há pressão. Os líquidos, portanto, evaporam muito mais facilmente. Para um organismo composto em sua maior parte por água, como corpo humano, é fácil entender como isso pode ser um problema. Na ausência de pressão, o conteúdo líquido de nossos corpos evaporaria.

O 'último cidadão soviético': Sergei Krikalev, o cosmonauta 'abandonado' no espaço durante o colapso da União Soviética. Da estação espacial soviética Mir, o cosmonauta Sergei Krikalev tinha uma vista privilegiada do planeta Terra, tão idílica que não pôde ver a fogueira política em que seu país estava queimando.

O corpo só irá se decompor normalmente se você estiver usando um traje espacial. No entanto, essa decomposição só irá durar enquanto houver oxigênio na roupa. Enfim, não importa como você vai morrer. Seu corpo vai aguentar muito tempo sem ar e vai ficar à deriva no espaço por milhões de anos.

Mover-se pelo espaço-tempo é como nadar num lago. Não havendo planeta ou estrela, você nada: a água é calma e você pode flutuar de cá para lá do mesmo modo que um astronauta flutua no espaço.

Apresenta uma membrana denominada tonoplasto e possui em seu interior uma série de substâncias que formam o suco celular. Esse suco é geralmente ácido e formado por água e substâncias orgânicas e inorgânicas dissolvidas, tais como açúcares, proteínas e íons.

Em 1643, Evangelista Torricelli criou o primeiro vácuo da história produzido pelo homem, enchendo um tubo de vidro de 1,20m, fechado em um dos lados, com mercúrio e emborcando-o em um recipiente cheio de mercúrio. Com isso 760 mm de mercúrio permaneceram no tubo.

As principais funções que podem ser atribuídas aos vacúolos de suco celular são a de armazenamento de substâncias, controle osmótico, manutenção do pH da célula, digestão de componentes celulares, pigmentação de flores e frutos e defesa contra patógenos e herbívoros.

O vácuo não é feito por tempo. Ele pode demorar poucos minutos a até algumas horas. Depende do tamanho da linha do sistema, da temperatura ambiente e outros. Por isso quando alguém te falar que o vácuo leva, por exemplo, 30 minutos, desconfie.