Porque o livro de Reis é dividido?

Perguntado por: acosta4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Em certa época, I e II Reis eram um único livro chamado Reis. A divisão que criou os livros de I e II Reis atuais ocorreu quando a Bíblia foi traduzida para o grego (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Kings, books of”).

Os livros de I e II Reis cobrem mais de 400 anos da história dos israelitas, começando pela morte do rei Davi (aproximadamente 1015 a.C.) e concluindo com a morte do rei Joaquim (em algum momento após aproximadamente 561 a.C.). O livro de II Reis explica as causas da dispersão de Israel.

Malquias é um personagem fictício. Ou seja, não existiu na Bíblia. Na verdade, ele é um príncipe filisteu chamado Luciér. Ele se fingiu de israelita e se infiltrou no exército inimigo para colher informações.

O livro de I Reis fornece um relato da morte de Davi, do reinado de seu filho Salomão e do declínio e da divisão do reino de Israel depois que Salomão e muitos de seus sucessores se voltaram para a adoração de ídolos. Também relata o ministério do Profeta Elias entre as dez tribos de Israel ao norte.

Reis 1 e 2 – Conforme a tradição, escrito num único livro, que depois foi dividido. A autoria tradicionalmente é atribuída a Jeremias, com exceção do último capitulo de 2 Reis, que deve ter sido escrito por alguém que viveu na Babilônia, e não no Egito, onde passou seus últimos dias.

A tribo de José recebeu uma herança dobrada por causa da primogenitura. Essa herança dobrada foi dividida entre os dois filhos de José, Efraim e Manassés. Como resultado, esses dois filhos receberam o status de tribos separadas em Israel (ver Gênesis 48:5), formando um total de treze tribos de Israel.

De acordo com a árvore genealógica descrita na bíblia, José, marido de Maria e pai terrestre de Jesus Cristo, é descendente direto da tribo de Judá. Assim sendo, Jesus também pode ser considerado descendente da família de Judá e do rei Davi.

Na Bíblia, um rei era um governante com a máxima autoridade sobre um povo. Deus é apresentado como o rei supremo sobre toda a criação, acima de toda autoridade. Todo rei e líder devia se submeter a Deus, porque toda autoridade vem dele.

II Reis é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia, vem depois de I Reis e antes de I Crônicas. Possui 25 capítulos. Narra a história do profeta Eliseu (sucessor do profeta Elias) e dos reis de Israel e Judá, dando prosseguimento aos acontecimentos narrados no livro de I Reis.

Zedequias vê as mortes dos filhos e perde a visão pelas mãos de Nabucodonosor.

O reino de Judá teve 19 reis e uma rainha ao longo de 340 anos, enquanto que o reino de Israel teve 19 reis ao longo de 200 anos.

Embora os livros de Reis e os livros de Crônicas cubram muito do período da história israelita, os livros das Crônicas enfatizam o reino do sul (Judá) e geralmente apenas mencionam o reino do norte (Israel) ao descrever o modo como interagia com Judá.

Reis conta a história da nação de Israel, do momento em que o último juiz, o profeta Samuel, é usado por Deus para guiar o Seu povo, até a lamentável queda de Jerusalém, causada pelos exércitos da Babilônia.

Kíria Malheiros viverá Eloá na primeira fase de Reis, próxima novela bíblica da Record. Na trama, a serva de Deus se apaixonará por Samuel (Rafael Gevú), o último juiz de Israel, por quem nutrirá uma amizade desde criança. A atriz estreou na TV aos oito anos, em Salve Jorge (2012), da Globo.

Pode-se afirmar que ambos os Livros de Crônicas seria uma obra paralela a Reis e Samuel, sendo que a Septuaginta e a Vulgata chamam estes livros de Paralipômenos, pois relatam coisas que foram deixadas de lado no relato contido em Reis e Samuel, ou seja são uma espécie de complemento, porém, cabe destacar que foram ...

Os Reis Magos na Bíblia
A primeira e única vez que os Reis Magos (Gaspar, Baltazar e Melchior) aparecem na Bíblia é no Evangelho segundo Mateus, o primeiro livro do Novo Testamento, no segundo capítulo da história descrita por este apóstolo.

O que se sabe sobre quem escreveu o livro de Reis? A tradição judaica afirma que o profeta Jeremias pode ter sido o escritor do livro de Reis.

Israel decidiu conceder vistos a cerca de 50 membros da tribo Bnei Menashe, que diz ser uma das dez tribos israelenses que teriam se perdido há mais de dois mil anos.