Porque o nome faca?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de Antônio Geraldo da Cunha, o vocábulo faca possui origem obscura. Do latim facus a palavra significava inicialmente assassinato a sangue frio.

MOSCA (FULLER): Reentrância longitudinal na lâmina que retira peso da faca e de evita a geração de vácuo, facilitando o manuseio da faca, caso ela penetre totalmente algum objeto.

Fio ou gume:
Essa é a parte “afiável”, a principal região responsável pelo corte. Se estende do ricasso à ponta. Pode existir dos dois lados ou apenas de um dos lados da lâmina.

Por estar associada ao sacrifício em algumas culturas, ela está diretamente relacionada com a morte, mas também com o sacrifício por um ideal.

A faca é um dos utensílios mais utilizados na cozinha durante seu dia a dia. E, muitas vezes, o mesmo tipo é usado para cortar alimentos diferentes.

Por que a lâmina fica cega
E essas rugosidades surgem devido ao processo de endurecimento do aço. Essas rachaduras minúsculas tendem a ocorrer na fronteira entre áreas microscópicas do aço que apresentam propriedades ligeiramente diferentes - são os chamados grânulos do aço.

Óxido de ferro ocorre quando ferro e oxigênio Reagir a umidade. E isso não precisa necessariamente ser água, se houver umidade no ar que ainda pode fazer suas facas de cozinha ferrugem. O ferro é o ingrediente secreto do aço encontrado na lâmina de suas facas de cozinha.

A nível atômico, todas as facas são tremendamente cegas. O material sendo cortado não é quebrado a nível molecular: em vez disso, a força do corte está concentrada numa área muito pequena. Isto é muito mais forte do que o material pode suportar, por isso rasga-se sob as tensões muito localizadas.

A resposta é que as moscas essencialmente veem o "nosso" mundo em câmera lenta, ou seja, as ações e reações normais de humanos são percebidas por elas como se fossem bem mais lentas - por isso conseguem escapar com tanta facilidade de um mata-mosca. Como exemplo, imagine um relógio analógico.

“A mosca está recebendo mensagens de 'dor' de seu corpo que então passam pelos neurônios sensoriais até o cordão nervoso ventral, a versão da mosca da nossa medula espinhal. Nesse nervo há neurônios inibitórios que agem como um “portão” para permitir ou bloquear a percepção da dor com base no contexto”, explicou Neely.

As superfícies por onde as moscas pousam normalmente são sujas, o que ocorre é que elas esfregam constantemente as patas para limpá-las e facilitar o trabalho dos receptores que se encontram na ponta das patas e tem a finalidade de identificar o tipo de alimento ou produto que está sendo tocado.

Expressão utilizada popularmente, para designar a liberação de gases de cheiro desagradável por alguém junto a outras pessoas. Que cheiro horrível, queimaram o cabo do facão nessa sala. O ambiente está poluído, queimaram o cabo da facão e não dá para respirar.

Dorso: é o topo da lâmina oposta à borda. A parte de trás da lâmina, ou, se for uma faca de dois gumes, o meio. O dorso é a parte mais espessa da lâmina e fornece força para a borda. Como regra geral, quanto mais espesso o dorso, mais forte é a lâmina.

Os furos da faca criam um vácuo na hora de cortar o queijo, permitindo que a fatia não grude na lâmina. Ainda serve para espetar e servir.

Lei da arma branca
“Art 3º (…) XI - arma branca: artefato cortante ou perfurante, normalmente constituído por peça em lâmina ou oblonga”. Ou seja, facas, canivetes e demais objetos cortantes são considerados armas brancas, de acordo com a descrição da lei.