Porque o nome tranca rua?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

- Porque além das ruas, estou presente em todas as encruzilhadas. Por que eu sou Tranca Ruas? - Porque quando pisas na rua, estás pisando no que é meu.

Tranca-Ruas vibra na força de Ogum. Então, nada mais natural do que você procurar um ponto de força desse Orixá para saudar Tranca-Ruas. E pelo fato de Tranca-Ruas carregar esse poder de Ogum, ele faz um trabalho muito forte de prosperidade. Tranca-Ruas é mestre em abrir e fechar os caminhos das pessoas.

Tranca Rua das Almas é o nome de uma subdivisão da falange de Exu Tranca Ruas. Exus compreendem entidades ligadas a energias mais densas, com finalidade de defender um ambiente ou pessoas.

Sua origem é da região da Namíbia, na África. Em muitas tribos africanas as tranças eram uma forma de identificação de cada grupo. Os padrões das tranças eram uma indicação da tribo, idade, estado civil, riqueza, poder e religião de uma pessoa.

Maria Mulambo

Pomba Gira Maria Mulambo e Seu Tranca Rua.

Exu Caveira – De Padre a Guardião da Calunga revela a trajetória desse homem, do seu nascimento ao seu desencarne; do despertar para o mundo espiritual até se tornar um Exu de Lei e, posteriormente, um Guardião do cemitério (calunga).

Projeto de lei do vereador Clàudio Janta (SD) para incluir o Dia do Exu Tranca Ruas das Almas, celebrado anualmente em 17 de agosto, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre), está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre.

12 de fevereiro

Dia de Homenagens ao Exu Senhor Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas será em 12 de fevereiro.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Dentre todas as linhas, o Exu Tranca Ruas é o mais conhecido nas manifestações religiosas brasileiras. Esse “sobrenome” revela a falange Tranca Ruas, onde encontramos diversos trabalhadores dessa linhagem: Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas, Tranca Ruas das Almas, Tranca Ruas de Embaré, e muitos outros.

Essa força é personificada na forma de um homem de cavanhaque com capa e cartola. Sua bebida preferida é o uísque (tranca rua das almas) e a cachaça (tranca rua de imbaré).

Popularmente, acredita-se que quando encarnado, o Senhor Capa Preta fora um antigo padre da Igreja Católica. ... Graças à sua sabedoria, até hoje Exu Capa Preta auxilia os consulentes desfazendo trabalhos pesados contra suas vidas ou até mesmo tirando-os da escuridão.

Saudação a Tranca Rua

  1. Mora nas encruzas. Por isso, Peço licença à Lua, (Bis) Para saudar,
  2. Seu Tranca-Rua. Seu poder é fogo, Ninguém pode duvidar, (Bis) Ele é seu Tranca-Rua,
  3. Ena ena amojubá. Ena ena amojubá, Amojubá, Seu Tranca-Rua chegou pra trabalhar,

Maria Mulambo

No evento, os donos da casa são o Exú Tranca Rua de Embaré e a Pomba-Gira Maria Mulambo.

"As tranças comuns não provocam nenhum malefício aos cabelos. O único tipo de trança que pode danificar os fios são as muito apertadas, que puxam a raiz", explica o cabeleireiro Anthony Souza.

A trança espinha de peixe costuma ser a que dura mais tempo, além de uma ótima opção para deixar o visual mais estiloso.

O fato é, que cortar o cabelo, alisar, deixar natural, colocar trança, pintar não interfere em sua vida espiritual e muito menos é pecado.

Os filhos de Exu são pessoas muito ligados ao sexo. São sensuais, amantes intensos, que exercem grande atração sexual por onde passam. Apesar de normalmente não serem tão belos como os filhos de Oxum, eles possuem um magnetismo natural e uma boa lábia, capaz de conquistar muitos corações.

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.