Porque o ovo e azul?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Segundo o veterinário José Roberto Bottura, a causa dos ovos azulados é genética. "Existe um gene recessivo que faz com essa coloração ocorra. Mas é muito raro de acontecer". Seu Gomes conta que as galinhas "especiais" não botam ovos de outra cor.

O novo ovo caipira da Mantiqueira possui uma tonalidade de azul claro e vem de uma linhagem especial de galinha chamada Azur, que foi desenvolvida na França por algumas empresas de genética de aves.

Algumas espécies de galinhas, como a Araucana (de origem chilena), produzem um pigmento chamado cianina, que é incorporado à casca ainda no começo da formação do ovo e resulta numa coloração azulada, com variações ocasionais de verde de acordo com o cruzamento das aves. Sim!

1-Encha um copo com água e pingue corante alimentício ou outro corante solúvel em água. 3-Coloque os ovos dentro da água com corante e espere alguns minutos. Quanto mais tempo o ovo ficar submerso, mais forte ficará a cor.

Macuco

O Macuco, também conhecido como Macuca, é uma ave mais comum no alto São Francisco. Apesar de parecer-se com uma galinha, o Macuco está biologicamente mais próximo da ema e possui uma característica muito curiosa: põe ovos de cor verde-azulada.

Ao G1 ele explicou que a cor dos ovos é uma característica determinada geneticamente: "Cada raça ou linhagem de galinha tem a sua própria cor dos ovos. Algumas raças de galinhas, como ameraucana e araucana, possuem ovos verdes ou verde-azulados. Há galinhas caipiras com essa mesma característica".

A gema do ovo é a parte que concentra aminoácidos, vitaminas, minerais e gorduras boas, importantes para o bom funcionamento do organismo. Portanto, não há por que evitar consumi-la. Muito pelo contrário: ela é saudável, nutritiva, saborosa e muito versátil, sendo utilizada nas mais diversas receitas.

Muitas vezes ao cozinhar os ovos a superfície das gemas cozidas apresentam uma tonalidade verde-acinzentado que nada mais é do que sulfeto ferroso, um composto inofensivo de ferro e enxofre. Essa coloração se forma na interface entre a clara e a gema, devido à presença de enxofre reativo na clara e o ferro da gema.

Segundo o veterinário José Roberto Bottura, a causa dos ovos azulados é genética. "Existe um gene recessivo que faz com essa coloração ocorra. Mas é muito raro de acontecer". Seu Gomes conta que as galinhas "especiais" não botam ovos de outra cor.

Se os primeiros ovos amnióticos surgiram há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as primeiras galinhas por volta de 58 mil anos, agora fica bem mais fácil de responder à pergunta inicial. E a resposta é: quem veio primeiro foi o ovo.

Ovo vermelho é aquele produzido pelas galinhas das raças Rhode Island (vermelha-escura) e New Hampshire (vermelha-clara). Essas espécies de galinha são consideradas poedeiras semipesadas, uma vez que são maiores e mais resistentes do que as que produzem ovos brancos, além de terem as penas de coloração marrom.

A diferença entre ele e o ovo normal é que o primeiro foi fertilizado por um galo. É parecido com o ovo caipira, em que a galinha e o galo vivem no mesmo ambiente. Descarte Para as granjas que criam aves para corte, o ovo galado é na verdade um descarte.

A única diferença entre estes dois tipos de ovos está na linhagem das galinhas que os produzem. Em termos nutricionais, tanto o ovo vermelho quanto o branco possuem as principais vitaminas, minerais e toda a rica proteína que torna o alimento tão valorizado na mesa das famílias brasileiras.

Com origem da galinha caipira tradicional, essa linhagem vem sendo usada com muita aceitação pelos criadores de galinhas no sistema caipira. Pode alcançar uma produção de aproximadamente 290 ovos por ciclo de postura.